Os atendimentos especializados são garantidos pela Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep a participantes que solicitaram os recursos na inscrição

Assim como todos os inscritos que necessitam de algum tipo de atendimento especializado durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as gestantes e lactantes também tiveram a possibilidade de escolha de recursos de acessibilidade, no momento da inscrição. Mas você sabe o que muda para essas participantes nos dias das provas?

Para as gestantes, os procedimentos não mudaram. Já para as que estão amamentando (lactantes), o edital do Enem prevê outras medidas, como:

  • Tempo adicional de 60 minutos por dia para as que informaram a condição no sistema de inscrição e levarem o lactente (bebê) e o acompanhante adulto no dia da aplicação. A lactante que não levar o bebê não terá tempo adicional.
  • O acompanhante da lactante ficará em sala reservada e será responsável pela guarda do bebê, e não poderá ter acesso à sala de provas. Ele deverá usar mascara durante toda a aplicação do exame.
  • Durante a aplicação das provas, qualquer contato entre a participante lactante e o respectivo acompanhante deverá ser presenciado por um aplicador.
  • Além disso, a participante deve anexar a certidão de nascimento do bebê, com idade inferior ou igual a um ano, no último dia do exame ou um laudo que comprove a gestação com o nascimento do bebê próximo a data da aplicação da prova.

Quem necessitar de atendimento devido a acidentes ou imprevistos, após o período de inscrição, deverá solicitá-lo via Central de Atendimento, por meio do 0800 616161, em até dez dias antes da aplicação do exame.

O Enem será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Não há atendimento especializado na aplicação do Enem Digital.

Atendimento especializado – A cada ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) implanta melhorias de acessibilidade e inclusão no Enem. Todas as necessidades adicionais para fazer as provas agora são consideradas como atendimento especializado, que inclui gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar e/ou com outras condições específicas. Outra novidade é que participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular que tiveram o pedido aprovado neste ano passarão a contar com um programa que possibilita a leitura de textos na tela do computador, desde que solicitado no ato da inscrição.

O Inep recebeu quase 55 mil solicitações de atendimento especializado para as provas do Enem 2020 impresso. Desse total, 47.847 participantes tiveram o pedido aprovado. O balanço ainda aponta que 508 pedidos de atendimento pelo nome social nas provas do Enem foram atendidos. Os atendimentos especializados são garantidos pela Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep a participantes que solicitaram os recursos na inscrição.

Saiba mais sobre o Enem

Confira o edital do Enem impresso

Confira o edital do Enem Digital

Acesse a Página do Participante do Enem

Fonte | Assessoria INEP   Foto | Banco de Imagens
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)