Dra. Mônica Barthelson, docente da Faculdade São Leopoldo Mandic, comenta sobre os benefícios para as crianças e, também, para as mulheres
De 1º a 7 de agosto é celebrada a Semana Mundial de Amamentação. A data tem como objetivo reforçar a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida. De acordo com a Profª Dra. Mônica Barthelson, docente das disciplinas de Saúde da Mulher e Pediatria e Coordenadora da Liga De Pediatria da Faculdade São Leopoldo Mandic, a amamentação traz benefícios para a criança como oferecer uma melhor composição alimentar e proteção para toda parte imunobiológica. Para a mulher, protege também do câncer de mama.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se possível, a recomendação é manter o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e depois até os dois anos de idade junto com alimentação complementar.
“Nos primeiros seis meses, com a amamentação exclusiva, não há necessidade de água, chá ou qualquer outro alimento se a criança estiver saudável e ganhar bem peso. É importante evitar o contato com outros bicos, como mamadeiras e chupeta”, afirma a Profª Dra. Mônica.
Para auxiliar na amamentação, a especialista recomenda que as mães bebam bastante água e mantenham as mamas secas e bem higienizadas. Além disso, há exercícios próprios que podem ser praticados durante a gestação, que podem ajudar. No entanto, a Profª Dra. Mônica alerta que as mulheres devem ficar atentas para alguns sinais que não podem ser considerados normais, como sentir muita dor para amamentar por tempo prolongado e descarga mamilar sanguinolenta.
As mães que apresentarem quadro de febre e doenças comuns podem amamentar normalmente. E, em meio à pandemia de Covid-19, a recomendação para as mulheres com coronavírus, com condições clínicas, devem amamentar, mantendo máscara e uso de álcool gel, para minimizar o risco de transmissão para o bebê.
Sobre a São Leopoldo Mandic
Considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 12 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. Além de laboratórios com exercícios de simulação realística, utilizando recursos modernos para diagnóstico, o HUB de Inovação e o Barco da Saúde. O corpo docente é formado por doutores e pós-doutores com vasta produção intelectual. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras nove unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.br facebook.com/ saoleopoldomandic .
Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)