A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis confirmou nesta terça-feira (17) o primeiro caso de coronavírus na cidade.

A paciente é uma mulher de 59 anos, identificada como Sonia Zucato,  que está internada na Unimed Rondonópolis.

Sonia deixou um recado nas redes sociais:

“Boa noite. Sou a Sonia Zucato, tenho 59 anos e testei positivo o coronavírus. Quero dizer a todos que estou bem, meu quadro é estável e que peguei em una viagem internacional, com retorno no dia 05/3 (quinta-feira), chegando em Roo na madrugada do dia 06/3. Estava me sentindo bem, o único sintoma que tive foi febre, a partir de segunda feira (09/3) a noite, ocasião em que iniciei o isolamento em minha residencia. Procurei ajuda médica pois a febre não cedia, mas como não tinha nenhum sintoma gripal e meus exames estavam ok, não era necessário outra conduta senão esperar. Esperei mais uns dias e procurei o médico, pedindo um exame do coronavírus, que hoje testou positivo, para a minha supresa, pois não tinha sintomas, apenas febre e a tosse começou a aparecer hoje. Conto com as orações de todos vcs.”

A Unimed Rondonópolis emitiu nota com informativo referente a este caso.

Veja a nota da Unimed:

“A Unimed Rondonópolis vem a público, comunicar a todos os seus clientes, cooperados e profissionais da área de saúde que, em virtude da pandemia do COVID-19, bem como a confirmação do primeiro caso da doença na cidade de Rondonópolis, serão suspensos, a partir desta data, todos os procedimentos eletivos, ou seja, aqueles que não caracterizam urgência/emergência, tais como: cirurgias eletivas, exames complementares de imagem eletivos e exames laboratoriais eletivos. Também será restringido a entrada e a circulação de companhantes ou visitantes no Hospital Unimed. Lembramos que, os idosos e as pessoas que possuam comorbidades (doenças), as quais possam comprometer sua imunidade, só devem frequentar o ambiente hospitalar, em caso de urgência/emergência. Tais medidas visam colaborar com a redução na disseminação da doença, assim como contingenciar os serviços para o atendimento de possíveis novos casos do COVID-19.

A Unimed Rondonópolis permanecerá monitorando, diariamente, os possíveis casos da doença, seguindo as recomendações do ministério da saúde e colaborando na assistência dos pacientes.”

O médico infectologista Juliano Bevilacqua, que também integra o Comitê de Gestão de Crises de Rondonópolis, informou que a paciente está internada desde sexta-feira e se encontra com estado de saúde estável.

Ele orientou a população a evitar circular pela cidade e somente ir para hospitais em casos emergenciais. Segundo ele, pessoas que tiverem sintomas de gripe devem permanecer em casa e procurar hospitais somente se apresentarem febre alta e dificuldades respiratórias.

O infectologista reforçou que é fundamental buscar reduzir a transmissão do vírus evitando aglomerações de pessoas e contatos com idosos e doentes crônicos. “As pessoas só devem sair de casa por necessidade”, destacou e complementou que é preciso diminuir a letalidade do coronavírus.

Diante disso, o prefeito Zé Carlos do Pátio assinou decreto com normas para reduzir a proliferação do coronavírus na cidade. Veja o decreto Fonte | Redação com Assessoria  Foto | Wheverton Barros
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)