Em reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (16), na Prefeitura Municipal, da qual participaram o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, a Secretária de Saúde de Rondonópolis, Izalba de Albuquerque, acompanhada de profissionais da Pasta, o procurador-geral do Município, Anderson Godoi, representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, da Câmara de Vereadores, da Polícia Rodoviária Federal, o coordenador do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp), Valdemir Castilho, o Biliu, além dos médicos infectologista Juliano Bevilacqua e virologista Bruno Moureira Carneiro, foi elaborado um plano de contingência e prevenção contra o coronavírus com medidas a serem adotadas a partir de então pelo município.

Durante o encontro, também foi criado um Cômitê de Gestão de Crises para acompanhar a evolução da pandemia e o quadro desta no município e decidir, junto com o gestor municipal, as medidas se mostrem necessárias para minimizar a proliferação do vírus entre a população.

Integram o comitê, além do prefeito, dos secretários de Saúde, de Governo, Mara Gleibe da Fonseca, de Gestão de Pessoas, Marcus Vinícius Neves Lima, de Administração, Leandro Arduini, o coordenador do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp), Valdemir Castilho, o Biliu, os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal Fábio Cardozo e Reginaldo Santos, também representantes dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, profissionais do Departamento de Atenção Básica e de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde e os médicos Juliano Belivacqua e Bruno Moureira Carneiro.

Entre as medidas de contingência e prevenção contra o coronavírus definidas na reunião estão:

1 – suspensão de emissão de alvarás e cancelamento dos que já foram emitidos para festas e eventos por tempo indeterminado;

2 –  suspensão de todos os prazos administrativos sobre solicitações e reclamações;

3 – suspensão de reuniões da terceira idade que são costumeiramente realizadas pelas Secretarias Municipais de Promoção e Assistência Social, de Saúde e de Esportes para esta faixa etária;

4 – suspensão dos eventos esportivos;

5 – suspensão de feiras livres;

6 – suspensão de cultos religiosos;

Além dessas medidas, é recomendado à população que evite circular em locais de aglomerações como mercados, shoppings, academia e em ônibus. Também é indicada a suspensão de festividades de casamento.

Outra atitude importante, segundo a Secretária de Saúde, é evitar se dirigir às unidades de saúde em casos de sintomas comuns. “A população deve procurar as unidades de saúde somente quando for extremamente necessário. Aqueles que se sentirem mal e estiveram fora do Brasil devem ligar para o 192 do Samu, e um médico irá atendê-los em sua residência. E as pessoas, de foram geral, devem sair de casa o mínimo possível, porque quanto menos elas se movimentarem, menos o vírus circula”, ressaltou Izalba.

Foi marcada nova reunião com o Comitê de Gestão de Crises para a próxima quinta-feira (19), às 16 horas, na Prefeitura de Rondonópolis.

Fonte e Foto | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)

One Reply to “Prefeitura de Rondonópolis adota medidas para o controle do coronavírus”

  1. Nós que somos pobres como não pegar ônibus precisamos eu trabalho em mercado o único método e a prevenção com máscaras e álcool em gel na bolsa sempre

Comments are closed.