Matrículas começam no dia 2 de dezembro, entretanto, desde terça-feira (26) já tem pais na fila.

Alguns pais fizeram um acampamento em frente da Creche Municipal de Educação Infantil Jéssica Adriana Ferreira Lima, no Bairro Jardim Atlântico, em Rondonópolis, para tentar garantir uma vaga para os filhos no próximo ano. As matrículas começam no dia 2 de dezembro, entretanto, desde terça-feira (26) já tem gente na fila.

A Secretaria Municipal de Educação afirmou que está construindo, com recursos próprios, mais duas unidades de ensino e que serão ofertadas quase sete mil vagas. A pasta disse ainda que o Governo Federal não liberou nenhum recurso para construção de novos centros de educação infantil.

A orientação é que os pais procurem a escola mais perto de casa para fazer a inscrição quando forem abertas as matrículas. A inscrição é feita por ordem de chegada. Caso não haja vaga, a criança deve ser redirecionada para outra unidade.

Os pais que estão acampados levaram barracas, colchões, cobertas, alimentos e outros itens para se manter na fila e garantir a vaga. A unidade recebe crianças de seis meses a cinco anos.

A maior preocupação deles é não conseguir lugar pra deixar os filhos e, consequentemente, não conseguir trabalhar.

Erica Freitas de Almeida foi a primeira mãe a chegar no local. Ela contou que já no primeiro dia foi surpreendida pela chuva, mas contou com o apoio da própria direção da creche.

“Meu neném também está comigo, então trouxe alimentos, leite, garrafa térmica para fazer o leite. Estamos se superando para conseguir uma vaga, pois não está fácil”, ressaltou.

Um caderno é usado pelos pais para manter a organização no local e é com base nessa lista que eles estão definindo quem fica em primeiro na fila para fazer a matrícula das crianças.

“Para o nome continuar na lista a pessoa precisar ficar no local, caso não puder, tem que colocar alguém no lugar para segurar a vaga”, explicou Erica.

Fonte | G1

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)