O aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel de Rondonópolis Luiz Felipe Pires, 13 anos, que estuda no 7º ano do Ensino Fundamental, ganhou medalha de prata na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa realizada na última semana em São Paulo.

A categoria que o adolescente participou foi memórias literárias que reuniu 125 semifinalistas, de onde saíram 33 autores escolhidos.  O tema do concurso da 6ª edição da olimpíada foi “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais. Essa foi a primeira vez que Luiz participou, e é o único do estado de Mato Grosso que está na final que será realizada no dia 08 de dezembro em São Paulo.

O professor de Língua Portuguesa Senio Alves de Faria, acompanha o aluno desde o início do ano letivo. Vindo a trabalhar toda a sequencia didática, sempre adaptando a rotina da escola. Foi ensinado o gênero textual que é a memória literária, recorrendo também a gêneros como entrevista, biografia e reportagem, sempre seguindo a organização pedagógica dentro da grade anual, produzindo o texto ao final.

“A gente trabalha o texto do aluno na escola para conseguirem melhorar o texto, lembrando que o professor não pode mexer, apenas orientar para que o aluno consiga dialogar com o próprio texto dele, tanto no discurso, como na estrutura, nós trabalhamos apenas sugestões ensinando ele a olhar o próprio texto”, contou o professor.

Durante três dias participaram de novas oficinas de texto, bate-papo com autores, rodas de conversa, atividades culturais e de integração. De acordo com o professor, a Secretaria Municipal de Educação de Rondonópolis deu todo o suporte necessário para que o aluno pudesse viajar para a semifinal.

“Ficamos mais felizes, acredito que até mais que o próprio aluno, porque embora procuramos ensinar bem o estudante, nós professores sabemos que é um concurso muito grande, envolve o Brasil inteiro, e sempre temos limitações, principalmente com as ferramentas para trabalhar o aluno, mas vejo que fizemos um bom trabalho até aqui”, relatou Senio Alves de Faria.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)