Humorista de 81 anos foi diagnosticado com uma pneumonia bacteriana; assessoria de imprensa informou ainda que artista passa por forte depressão

O humorista Ary Toledo, de 81 anos, está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O estado é grave, informou a assessoria de imprensa. Segundo informações, Toledo foi diagnosticado com pneumonia bacteriana após ficar internado entre os dias 23 de junho a 22 de julho deste ano. No entanto, apresentou uma recaída no quadro de saúde e voltou a ser hospitalizado no domingo (28), quando foi dirigido diretamente para o UTI (Unidade Tratamento Intensiva).

Ainda de acordo com a assessoria do artista, Ary Toledo está “bastante deprimido e cansado”. “Não come, não anda, perdeu 25 quilos e está muito triste”, disse uma representante dele. Raul Gil já esteve visando o humorista e no hospital fez uma oração. Carlos Alberto de Nóbrega e o ator Oscar Magrini estão previstos para visitar o artista.

Em maio de 2017, Ary Toledo foi submetido a uma cirurgia no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na região central de São Paulo, para reconstruir a região lombar. A necessidade de colocar oito parafusos para levantar a coluna se deu após um desgaste natural dos ossos, o sobrepeso e as terríveis dores que sentia nas pernas. Nessa época, o humorista estava com grandes dificuldades para andar, inclusive para chegar até sua cadeira no placo onde costumava fazer suas apresentações.

Ao deixar a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do hospital, Ary Toledo bateu uma das pernas na cama, fazendo uma pequena ferida na região. Foi neste momento que o estado de saúde do comediante começou a complicar: três dias após receber alta médica, ele não resistiu às dores e foi internado novamente, só que dessa vez, no Hospital Sírio-Libanês, zona oeste de São Paulo. Lá, foi constado que o humorista estava com uma septicemia, ou seja, uma infecção generalizada que o deixou entre a vida e a morte.

Foram momentos difíceis, quase um mês de internação. Ary havia perdido quase todos os movimentos do corpo. Ainda com dores nas pernas e em processo de recuperação. Na ocasião, ele falou sobre o susto que levou.

— Três meses atrás eu não podia andar sozinho, precisava sempre me apoiar a alguém. Hoje eu já caminho um pouco, não muito. O desaparecimento dessa dor que eu ainda sinto é lenta demais. Você não percebe de um dia para o outro, nem de uma semana para a outra. É de um mês para o outro. Vou enfrentando, porque não tem outro jeito, né?!

Por conta da septicemia, o humorista ficou cinco dias na UTI do hospital tomando “caminhões” de antibióticos.

— Me perguntaram se eu tive medo da morte. Eu não sabia responder porque não tive consciência de nada que estava acontecendo. Mal sabia onde estava.

A assessoria de imprensa do humorista contou, na época, que na ocasião não autorizou a divulgação de boletim médico justamente para preservar a imagem dele.

— Sei que as pessoas iriam ficar na expectativa de vê-lo bem, mas infelizmente a gente sabe como as coisas são. Basta a pessoa entrar no hospital para dizer que fulano está morto. Queria primeiro que ele se recuperasse para depois darmos uma entrevista coletiva.

Neste momento, Ary interrompeu sua assessora.

— 80% das pessoas que pegam uma infecção generalizada não saram. A sorte é que eu não me lembro de nada.

Fonte | R7

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)