Ivonete da Silva Ribeiro, 60 anos, internada no Pronto-Socorro de Cuiabá desde o dia 13 de abril, corre risco iminente de amputação de membro inferior caso não seja realizada, com urgência, uma cirurgia vascular denominada angioplastia intraluminal de aorta, segundo relato médico.

A idosa, que é dona de casa e mora em Cáceres (218 km de Cuiabá), apresenta embolia e trombose da artéria ilíaca. “A situação é desesperadora! Ela chegou com um dedinho roxo, andava normalmente e agora pode perder a perna direita”, desabafou Arlete Ribeiro, 33 anos, filha de Ivonete.

Ivonete 3 - Interna

A família da idosa procurou a Defensoria Pública de Mato Grosso, que obteve liminar favorável à realização do procedimento cirúrgico no dia 29 de abril. Porém, o prazo de cinco dias para que a cirurgia ocorresse não foi cumprido.

Segundo informações do Núcleo Cível de Cuiabá, já foi feito o pedido de multa por descumprimento de pena junto ao Poder Judiciário e será solicitado também o bloqueio do valor do procedimento nas contas do Governo do Estado de Mato Grosso.

Além da complicação vascular, Ivonete também sofre de diabetes, pressão alta, síndrome do túnel do carpo, artrose e osteofitose (popularmente conhecida como bico-de-papagaio) – a idosa recebe um salário mínimo (R$ 998,00) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devido ao problema na coluna, mas o benefício vai só até junho.

Fonte | MT de Fato
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)