Foi lançado agora em março, no auditório do IFMT a Base nacional Comum Curricular no encontro de profissionais da educação – professores, diretores, coordenadores, secretários escolares – de escolas publicas e particulares, representantes de alunos, pais, conselhos, entidades da sociedade civil e representantes de municípios vizinhos como Poxoreu e Paranatinga.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. Prevista em lei, ela deve ser obrigatoriamente observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas e rurais.

Entre outros entendimentos, observou-se que a BNCC é uma política de Estado – e não de um governo – construída de maneira democrática e colaborativa, por meio de um processo iniciado em 2015. Seu processo de elaboração foi conduzido pelo MEC, Consed, Undime e CNE, com a participação da sociedade civil, de professores e de gestores.

Durante o processo de elaboração do documento, houve três etapas de revisão, a partir de sugestões de aprimoramento feitas por especialistas, por educadores e pela sociedade. A versão final da BNCC foi homologada em dezembro de 2017 pelo Ministro da Educação.

Os participantes ouviram uma palestra do que é a BNCC, e receberam material para estudos da mesma.

Fonte | Assessoria
Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)