Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho na última sexta-feira (26) revelam que Rondonópolis contabilizou 1.660 novos empregos em 2017. O incremento nos postos de trabalho com carteira assinada coloca o município à frente da capital – Cuiabá – e de cidades como Várzea Grande, Sorriso e Sinop, entre outras economias importantes no ranking mato-grossense de geração de empregos.

Contribuiu para esse resultado expressivo o bom desempenho apresentado pelos setores da construção civil, de comércio e de serviços. Em detalhes, foram criadas 449 vagas na construção civil, 556 no comércio e 479 no setor de serviços. As restantes 176 admissões ocorreram em setores como agropecuária, indústria e mineração.

Em um comparativo com 2016, Rondonópolis saiu de um saldo negativo de 1.808 vagas de trabalho extintas em relação a 2015, para os 1.660 contabilizados em 2017 sobre o ano anterior. Esse salto, segundo o gerente do Departamento de Indústria e Comércio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Hermes Antonio Moriggin, deve-se à pujança do município, que proporciona aos seus habitantes estudo, trabalho e boas oportunidades de progresso.

Ele destaca, entre os fatores que alavancaram o crescimento econômico, a atuação do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) da Prefeitura de Rondonópolis que fomenta a formalização de pequenas e médias empresas: “Poder contar com o CAE faz a diferença, pois receber o suporte necessário para suas micro e pequenas empresas em um momento de crise econômica dá aos empreendedores individuais a segurança e o incentivo de que precisam, mantendo-os no mercado e gerando empregos”.

No ano de 2017, o CAE registrou 70% de formalização de empresas voltadas ao setor de serviços, 20% ao comércio e 10% à indústria. Segundo Hermes, esses 90% que somam as áreas de serviços e comércio garantiram a geração diversos empregos, já que cada empreendedor individual pode contratar um empregado.

Fonte | Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)