Apesar de ser bastante conhecido e consumido em países asiáticos há décadas, a cúrcuma tem se popularizado no Brasil e, considerado um alimento funcional, já faz parte do cardápio de quem quer garantir saúde, perda de peso e novos sabores na preparação de pratos.

De coloração exuberante e aroma e sabor marcantes, ela pode ser um bom substituto para o sal e tem sido indicado até por médicos por ser um tempero rico em fibras e vitaminas, ter ação anti-inflamatória e propriedades antioxidantes.

Benefícios da cúrcuma para saúde e dieta

curcuma acafrao tempero 0816 400x800
EUGENIA LUCASENCO/SHUTTERSTOCK

Uma das principais funções da cúrcuma é limpar o organismo. A curcumina, substância presente em sua composição, é anti-inflamatória e ajuda na eliminação de toxinas que podem causar gases ou inchaço.

Ela também pode ser usada como um remédio natural contra resfriado e dores crônicas, pois tem propriedades analgésica, antibacteriana, antioxidante, antialérgica e antiespasmódica.

Estudo também indicam que a cúrcuma pode ajudar no combate o envelhecimento precoce, aliviar sintomas de cólica e até atuar na prevenção de doenças mais sérias, como câncer, diabetes e Alzheimer.

acafrao curcuma
FCAFOTODIGITAL/ISTOCK

A ação anti-inflamatória do tempero do tempero ainda chama a atenção de quem está de dieta, já que melhora a digestão, regula o metabolismo e combate o acúmulo de gordura. Além disso, é boa opção de alimento para quem treina com intensidade, uma vez que o alimento auxilia na recuperação muscular.

Dicas para consumir cúrcuma no dia a dia

A cúrcuma é bastante versátil e pode ser inserida no cardápio de diversas maneiras, como diluído no preparo de um chá contra gripes, entrar em omeletes, em refeições completas, como sopas, carnes e saladas, render uma tapioca colorida que turbina o poder emagrecedor do alimento ou mesmo como um ingrediente a mais que vai inovar o sabor do arroz tradicional.

Fonte | Vix

Print Friendly, PDF & Email
(Visited 1 times, 1 visits today)