Mesmo com fiscalização, caminhões insistem em circular em horário proibido no centro de Rondonópolis

Mesmo com fiscalização, caminhões insistem em circular em horário proibido no centro de Rondonópolis

Quem circula de carro pelas principais ruas e avenidas da região central de Rondonópolis nota a presença de veículos pesados no trânsito. Para acabar com essa prática e reduzir o número de caminhões rodando no centro, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrat) tem atuado frequentemente nas ruas fazendo blitz e fiscalizando o cumprimento das leis.

A lei municipal 6.595/2011 criou a Zona de Restrição Máxima de Circulação (ZRMC) na cidade que proíbe o trânsito, circulação, parada e estacionamento de veículos de transporte de carga e passageiros (ônibus, micro-ônibus, vans, caminhões, tratores, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semirreboque estando carregados ou não em horários e vias específicas da cidade.

Conforme informa a Setrat a presença de caminhões e outros veículos de transporte de cargas em determinadas ruas da cidade põe em perigo a vida de motoristas, motociclistas e pedestres por conta do risco de acidentes e ainda atrapalha a fluidez do trânsito.

Os agentes de fiscalização de trânsito estão toda semana verificando a presença desses tipos de veículos em avenidas como a Bandeirantes, Otaviano Muniz, Marechal Dutra e na rua Pedro Ferrer que são os pontos mais frequentes por onde os veículos de transporte de cargas têm passado. Esse trabalho foi intensificado e nos dois turnos os agentes estão escalados para a fiscalização que não acontece somente nesses pontos.

Outras ações irregulares como estacionar em calçadas, estacionar em espaços não autorizados, atuar em atividades auxiliando outros órgãos públicos, além de rondas e blitz em pontos fixos também fazem parte do cronograma de ações dos agentes de fiscalização.

A Setrat contabilizou em 2019 cerca de 1.900 autos de infração contra condutores de carretas circulando na cidade e cerca de 600 caminhões. No ano passado, o número de veículos do tipo caminhão que foram autuados foi de cerca de 500 e carretas foram 362.

De acordo com a lei esses tipos de veículos só podem circular das 18h às 8h de segunda a sexta-feira, a partir das 14h do sábado e durante todo o domingo independente da capacidade da carga do veículo, ressalvados os casos de veículos que necessitem de autorização especial de tráfego.

Via | Assessoria

Compartilhe:

Ver mais: