O Hospital Municipal Cristyan Mary da Silveira Lima, localizado na Avenida Lions Internacional na Vila Aurora, e recém-inaugurado, segue como referencial de suporte para toda internação clínica do município, mantendo a oferta de leitos para pacientes encaminhados pelas unidades de saúde para internação.
Conforme informações repassadas pela equipe médica da unidade, pelo menos 20 dos 50 leitos disponíveis, estão ocupados por pacientes remanescentes da Clínica Médica (Hospital Municipal Antônio Muniz), que se encontra em reforma.
Por conta da pandemia de “Coronavirus”, a prefeitura se adiantou, acelerou o processo de aquisição e reforma do local; e de forma emergencial, equipou, e disponibilizou de imediato, a metade da capacidade de ocupação da unidade, que são os 50 leitos de internação e estabilização.
Na verdade, a administração municipal foi sensível ao adquirir e disponibilizar um local com excelente estrutura física e logística como esse, para que pudesse ser feita com segurança e tranquilidade, a diferenciação dos pacientes do grupo de risco, crônicos internados com comorbidades de média e alta complexidade; dos pacientes testados positivo para a “Covid 19 – Coronavírus”, mantendo ainda a oferta de leitos, com possibilidade de ampliação para até os 50 totais da unidade.
“A verdade, é que se não houvesse esse hospital com essa taxa de ocupação de leitos disponíveis, muito provavelmente os pacientes internados estariam misturados aos testados positivo de Coronavírus, expondo a risco de contaminação e morte todos eles”, garante o Dr. Hélio Neto.
SÓ ENCAMINHADOS
Por se tratar de um hospital do tipo: “Porta fechada”, não aberto ao atendimento direto ao público, a unidade recebe pacientes encaminhados atendidos na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), bem como, oriundos de outras unidades de saúde que recomendem internação clínica.
Na verdade, o hospital está dotado de todos os equipamentos necessários, como: farmácia, ultrassom, raio-x, entre outros, bem como, equipes técnicas de médicos e enfermeiros se revezando 24 horas/dia, incluindo o atendimento de especialistas aos pacientes dos “Dois (02) Leitos de Estabilização (Semi-UTI)”, disponibilizados na unidade.
Além da já citada equipe técnica e estruturação física, o hospital ainda conta com uma variedade de ‘médicos especialistas visitadores’, como: endocrinologistas, pneumologistas, reumatologistas, cardiologistas, etc., que fazem visitas diárias de acompanhamento aos pacientes internados, possibilitando excelência no atendimento.
Ainda conforme o Dr. Hélio, por conta da atenção na diferenciação entre pacientes (triagem), “não existe nenhum paciente com Coronavírus internado na unidade”. Ele ainda adianta que assim que for concluída a reforma do Hospital Municipal Antônio Muniz (antigo PA), o local será utilizado como base para internação e tratamento exclusivo dos pacientes vítimas da Covid-19.
Fonte | Assessoria
Share this content: