Evitar contato pessoal e limpeza das embalagens são algumas das dicas para combater da contaminação do Covid-19
Devido à orientação de que se evite sair de casa, consumidores passaram a utilizar com mais frequência o serviço de delivery e, por isso, precisam redobrar a atenção ao receber entregas em domicílio. Até o momento, pelo que se sabe, cuidados de higiene e a diminuição de contato social são as maneiras mais eficientes para combater o coronavírus. Porém, ao entregar as compras ao consumidor, o fornecedor pode não tomar os cuidados necessários e colocar em risco tanto quem compra quanto quem presta o serviço. Por isso o Procon- MT orienta sobre cuidados que devem ser observados na entrega do produto ao destinatário final.
Segundo a Organização Nacional da Saúde (OMS), o Covid-19 pode sobreviver cerca de três horas no ar em ambientes fechados, passando para 24 horas em superfícies de papel e chegando a 2 ou 3 dias em aço inox ou plástico. Relevando que materiais comuns em embalagens de produtos que chegam por delivery são zonas propícias à transmissão do vírus, de forma que redobrar a atenção é fundamental para evitar a sua proliferação.
Confira as dicas do Procon- MT para cuidados em tempos de quarentena:
CONSUMIDOR
– Evite contato corporal com o entregador, como aperto de mão, por exemplo.
– Certifique-se de que suas mãos estão limpas quando for atender a entrega.
– Ao realizar pagamento em dinheiro, se possível, separe o valor exato da compra para evitar o manuseio de outras cédulas.
– Quando o pagamento for por cartão, prefira que só você tenha contato com ele e logo depois o higienize.
– Quando for retirar os alimentos de suas embalagens originais, coloque frutas, verduras e legumes em potes fechados ou em sacos próprios para refrigerador.
– Embalagens de alimentos, como latas e plástico, por exemplo, devem ser lavadas. Outra opção é borrifar uma solução de hipoclorito ou uma diluição de água sanitária. Guarde-os quando estiverem secos.
– Depois que a mesa onde você limpou os produtos for esvaziada, limpe-a com água e sabão e borrife álcool 70 ou uma solução de água sanitária e água e deixe secar.
FORNECEDOR
– Esterilize os materiais de trabalho, como máquina de cartão, veículo, capacetes e mochilas.
– Evite contato físico com o cliente.
– Evite levar a mão ao rosto entre uma entrega e outra.
– Sempre higienize as mãos antes e depois de realizar as entregas.
– Lembre ao consumidor sobre a importância de limpar as embalagens antes de utilizar os produtos.
– Tenha cuidados de higiene como não pegar em dinheiro antes de entregar o produto e evitar manusear demais as máquinas de cartão.
– Nos estabelecimentos é necessário que tenha alguma maneira de higienização dos funcionários que saem para realizar as entregas, como sabão para lavar as mãos e/ou álcool em gel.
Fonte | Procon-MT Foto |
Share this content: