Para reduzir suicídios, vereadores querem mudar ‘Portão do Inferno’ para ‘Portal do Paraíso’

Para reduzir suicídios, vereadores querem mudar ‘Portão do Inferno’ para ‘Portal do Paraíso’

Vereadores das cidades de Cuiabá e Chapada dos Guimarães se reuniram nesta terça-feira (30) para discutirem uma possível mudança no nome do ponto turístico ‘Portão do Inferno’, local que está situado próximo à linha divisória dos dois municípios, onde eventualmente acontecem suicídios.

A proposta, segundo os parlamentares, é de modificar o nome para ‘Portal do Paraíso’, conforme estabelece a Lei chapadense nº 839/98, de autoria do vereador Manequinho (in memorian), sancionada em 1998 pelo então prefeito Sebastião Treme Terra.

A idéia do encontro partiu do presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB), por ser constantemente cobrado por populares que se sentem incomodados com o nome ‘Portão do Inferno’.

“Esta mobilização é o resultado de ouvir a população, que está dentro da visão que temos de fazer política como missão e vocação”, explicou.

Galvão também justificou que além dos “clamores populares” está atento também ao grande número de suicídios que aconteceram no lugar, que em realidade é um acidente geográfico conhecido como despenhadeiro, abismo ou precipício.

O vereador Carlinhos (PT), presidente da Câmara de Chapada, explicou que o nome teria surgido com os bandeirantes que identificam como inferno o que se localizava para baixo, enquanto aquilo que estivesse para cima, relacionavam com o céu.

“Tanto que um pouco adiante do tal portão existe uma formação rochosa a qual deram o nome de Dedo de Deus, pois aponta para cima”, contou.

Conscientes de que a mudança pode levar muitos anos para ocorrer, os vereadores salientaram que precisam trabalhar em ações para massificar o nome Portal do Paraíso.

A partir disso ficou definida a realização de uma Sessão Solene em Chapada para promover um grande debate com os demais segmentos interessados, tais como entidades religiosas e culturais, bem como da área educacional e de pesquisa, além de empresas ligadas ao turismo e população das duas cidades. O objetivo é de coletar sugestões e definir outras ações para levar adiante o projeto.

Misael salientou que são “cidades irmãs” com interesses que se somam e por isso é necessário a participação dos poderes constituídos dos dois municípios, casas legislativas e prefeituras, mas também “de autoridades do governo estadual e deputados”, pois na avaliação dos vereadores a importância da região atinge todas as esferas de poder dentro do estado.

Os vereadores por Cuiabá Marcos Veloso e Mário Nadaf (PV), Ricardo Saad (PSDB), Adilson Levante (PSB) e Orivaldo da Farmácia (PP) participaram da reunião e confirmaram total apoio ao projeto. Orivaldo fez questão de parabenizar Misael pela iniciativa.  “A ação fortalece o legislativo, tendo em vista que o nome Portal do Paraíso já é oficial”.

Fonte | Olhar Direto

Compartilhe:

Ver mais: