Combate ao trabalho infantil: estudantes de Cuiabá são homenageados pelo desempenho no Prêmio MPT na Escola 2025

Combate ao trabalho infantil: estudantes de Cuiabá são homenageados pelo desempenho no Prêmio MPT na Escola 2025

Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) esteve presente na cerimônia promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para homenagear o desempenho de cinco estudantes da rede pública de Cuiabá na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025. O evento ocorreu na última terça-feira (18) e contou com a participação do procurador do Trabalho André Canuto de Figueiredo Lima, coordenador regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT-MT.

A solenidade também recebeu a diretora pedagógica Letícia Barbosa Ceron, que representou o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, a chefe de gabinete institucional da SME, Meiry Rosana Guedes Snowareski, o assessor pedagógico e coordenador municipal do Projeto MPT na EscolaEdmilson Marques de Moraes, além de familiares, diretores(as) e coordenadores(as) das escolas às quais os(as) estudantes estão vinculados(as).

O procurador André Canuto elogiou a participação dos estudantes e destacou a importância da parceria do município com o MPT: “Ao manter parceria com o Ministério Público do Trabalho e incentivar a conscientização das crianças aos riscos do trabalho infantil, a Prefeitura de Cuiabá cumpre exemplarmente a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”. Ele ressaltou que, embora o direito já esteja estabelecido, o objetivo da iniciativa é transformar o que está no papel em realidade, garantindo que os direitos das crianças e adolescentes sejam efetivamente aplicados e verdadeiramente protegidos.

“Os presentes puderam expressar a importância de todas as ações desenvolvidas sobre o combate ao trabalho infantil nas escolas, e foi uma emoção ver os pais radiantes com a alegria de seus filhos ganhando esse grande reconhecimento”, acrescentou o coordenador Edmilson de Moraes. “Só tenho a agradecer o trabalho mútuo entre o MPT, a Secretaria de Educação, as escolas participantes, os professores e gestores, estudantes e seus familiares”, complementou.

Apresentação de alunos(as) vencedores(as)

Elloá Nicolly Moreira Amâncio Preciso, do 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senador Gastão Muller, localizada no Pedra 90, cantou a música que a classificou em segundo lugar na etapa estadual. Bruna Souza de Camargo, do 5º ano da Escola Municipal Floriano Bocheneki, apresentou o desenho vencedor sobre o tema Combate ao Trabalho InfantilKauã Araújo dos Santos, da Escola Rural Nova Esperança, também fez uma leitura do conto que lhe assegurou o primeiro lugar na categoria.

Na categoria poesia, duas alunas foram destaque e apresentaram os seus trabalhos: Clara Fernandes de Campos, do 5º ano da Escola Maria Dimpina Lobo Duarte, classificada em primeiro lugar; e Ana Júlia Silva Brandão, do 7º ano da EMEB Novo Renascer, agraciada com o terceiro lugar.

Via | Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso

Compartilhe:

Ver mais: