A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) aprovou o modelo híbrido de ingresso para os cursos da instituição. A partir do próximo ano, os candidatos interessados em concorrer a uma vaga na universidade terão duas possibilidades de entrada: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do governo federal, e o sistema próprio de seleção da UFR.
A decisão foi tomada nesta segunda-feira (24), durante reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Com a mudança, a UFR destinará 50% do total de suas vagas pelo SiSU e 50% por meio de edital próprio, considerando a nota dos três últimos Exames Nacionais do Ensino Médio (Enem 2025, 2024 e 2023).
A mudança amplia as possibilidades de acesso ao ensino superior público e fortalece a política de atendimento regional da universidade. Ao combinar as vantagens das chamadas do SiSU com a flexibilidade operacional do processo seletivo interno, a instituição busca maior eficiência no preenchimento das vagas, redução dos riscos de ociosidade e promove uma maior assertividade nas chamadas de aprovados.
Se optarem pela seleção própria da UFR, os candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em Mato Grosso poderão receber uma bonificação de 6% adicionais na nota do exame. De acordo com a reitora da UFR, professora Analy Castilho Polizel de Souza, esta política contribui para a fixação de profissionais qualificados no estado. “A Universidade Federal de Rondonópolis foi criada para desenvolver a região, e fixar profissionais com formação superior é essencial nesse processo de expansão”, destacou.
Já os candidatos que optarem pelo processo seletivo por meio do Sisu, poderão participar das políticas de incentivo à permanência estudantil do governo federal, como o Programa Pé-de-Meia, voltado para estudantes de cursos de licenciatura que tiveram alto desempenho na avaliação.
Neste processo seletivo serão ofertadas cerca de 1.400 vagas distribuídas entre 25 cursos de graduação. Entre as novidades está o curso de Medicina Veterinária, recentemente aprovado, que reforça o compromisso da UFR com o desenvolvimento regional e a expansão da formação profissional no estado.
Os candidatos poderão concorrer tanto pelo Sisu quanto pelo sistema próprio da UFR e, em cada modalidade, poderá escolher até duas opções de curso, ampliando as possibilidades de ingresso. Os editais e orientações detalhadas serão divulgados pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) nos próximos meses.
Via | Assessoria
Compartilhe:






