Empresários de Rondonópolis têm crescimento médio de 17% em faturamento

Empresários de Rondonópolis têm crescimento médio de 17% em faturamento

Por meio do suporte oferecido pelo Sebrae/MT, os empreendedores colhem resultados positivos

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) tem caminhado ao lodo dos empreendedores, principalmente, daqueles que estão na liderança de pequenos negócios. Durante todo o ano, eles contam com a presença de profissionais com conhecimento técnico para conhecer de perto sua realidade e oferecer soluções para redução de custos de produção, gestão estratégica e crescimento da rentabilidade. Os empresários acompanhados, neste ano, registraram aumento médio de 17% no faturamento.

Dessa maneira, os empresários têm suporte, direcionamento, consultorias, cursos e missões técnicas que proporcionam dados, tendências de mercado, inovações tecnológicas e, assim, mais segurança para a tomada de decisão em um cenário cada vez mais competitivo. Na regional sudeste do Sebrae Mato Grosso, foram acompanhados, em 2025, mais de 500 empreendedores.

A gerente da Regional Sudeste do Sebrae/MT, Érika dos Santos Silva, ressalta que o elo firmado com os empresários é construído com confiança, respeito e conhecimento técnico. “A nossa relação com os empreendedores é construída no dia a dia, com presença, escuta e confiança. Quando visitamos ou atendemos uma empresa, não levamos soluções prontas, mas um olhar individualizado e comprometido com o sucesso de cada empreendedor. Estamos presentes no processo, entendendo cada desafio individual, coletivo e por setor e construindo parcerias que realmente impulsionam o desenvolvimento”, explica.

O vínculo com os empreendedores é construído de maneira humanizada, próxima e cotidiana. Eles recebem visitas frequentes de analistas que, a partir de uma escuta ativa e qualificada, identificam as especificidades de cada negócio, elaboram um diagnóstico real e apresentam uma jornada de desenvolvimento e consolidação da atividade econômica. A trilha percorrida pelos empreendedores consiste em soluções que podem ser gratuitas ou subsidiadas para impulsionar o crescimento do empreendimento.

Glaucia Feltrin Muller Sari empreende no segmento da confecção, em Rondonópolis. Ela conta que viu seu negócio ser transformado ao conhecer o Sebrae/MT. O primeiro curso que participou foi o “Chamada de Impacto” em que aprendeu como se posicionar no mercado, finanças, divulgação nas redes sociais e conhecimentos para estruturar seu negócio.

“Eu estava perdida, não sabia o que e como vender, e o Sebrae/MT foi uma luz no meu caminho. Hoje, eu sei o meu valor e do meu trabalho. Meu sonho é inspirar outras mulheres que, assim como eu, estão começando de forma pequena. Quero mostrar para elas que se eu consegui, elas também conseguem”, garante a empreendedora.

Networking e casos de sucesso

Um encontro repleto de histórias de sucesso e inspirações foi realizado pelo Sebrae/MT, no dia 17/11, em Rondonópolis, com empresários dos setores de alimentos e bebidas, varejo da moda, casa e construção, beleza e automotivo. O foco foi reconhecer e visibilizar o processo de transformação vivido pelos empreendedores, durante este ano, e revitalizar a conexão para 2026.

Legenda: Empreendedores participaram do momento pitch e compartilharam seus casos de sucesso

Compartilhe:

Ver mais: