Rondonópolis | Prefeitura realiza avaliações em estruturas das pontes e programa interdições temporárias

Rondonópolis | Prefeitura realiza avaliações em estruturas das pontes e programa interdições temporárias

A Prefeitura de Rondonópolis iniciou um cronograma de interdições programadas em pontes da cidade para a realização de testes de diagnóstico por ultrassonografia – uma técnica de ensaio não destrutivo (END) usado na engenharia civil com a finalidade de avaliar a integridade de estruturas, como concreto e elementos metálicos, sem causar nenhum tipo de dano.

O procedimento permite identificar possíveis falhas internas, garantindo segurança e qualidade nas estruturas. Para que o resultado seja preciso, é necessário que não haja circulação de veículos durante o exame, pois a vibração e os ruídos provocados pelo trânsito interferem no sinal do equipamento, adulteram os dados coletados e comprometem o resultado da análise.

A Secretaria Municipal de Pesquisa e Planejamento Urbano (Seppur) explica que, por esse motivo, as interdições serão realizadas em períodos específicos, buscando minimizar impactos no ir e vir dos rondonopolitanos e garantir condições adequadas para a execução dos testes.

Os trabalhos começaram no dia 18 e segue em andamento. A programação conforme o cronograma de interdições prevê para quarta-feira (26), das 7h às 11h na Ponte da Rua José Barriga, sentido Avenida Benevides de Freitas sobre o Córrego Arareau. E, na quinta-feira (27), das 7 às 11h na Ponte da Avenida Rotary Internacional, sobre o Córrego Arareau. 

Em todas as estruturas será aplicado o mesmo procedimento: diagnóstico por ultrassonografia em pontes.

Compartilhe:

Ver mais: