Especialista orienta beneficiários sobre os canais corretos e os cuidados para evitar fraudes
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou cerca de quatro milhões de beneficiários que devem realizar a Prova de Vida em até 30 dias, para evitar o bloqueio do benefício. O procedimento serve para comprovar que o segurado está vivo e pode continuar recebendo o pagamento previdenciário.
Com o aumento das notificações, também cresceram os relatos de golpes, em que criminosos se passam por atendentes do INSS para obter dados pessoais e bancários de aposentados e pensionistas. De acordo com Guilherme Nunes, gerente de Experiência do Cliente do Banco Mercantil, quinto maior pagador de benefícios previdenciários do país, é fundamental que os clientes fiquem atentos e evitem compartilhar informações pessoais fora dos meios oficiais.
Desde 2023, o INSS realiza automaticamente a Prova de Vida com base no cruzamento de informações de diferentes órgãos públicos, como a Receita Federal, o Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional Eleitoral e o Ministério da Saúde. “No entanto, quando o beneficiário recebe uma notificação para atualização, é importante que ele confirme se o aviso é verdadeiro. Um dos caminhos mais práticos e seguros é pelo aplicativo Meu INSS, onde o procedimento pode ser feito por biometria facial” explica Guilherme.
Clientes do Banco Mercantil podem ainda fazer pelo WhatsApp, 0800 7070 398, acionando a assistente virtual MEL, que envia um link oficial para a biometria facial. Para quem prefere o atendimento presencial, o serviço está disponível nos caixas de Autoatendimento do banco ou nos Pontos de Atendimento com o documento de identificação em mãos.
O especialista também faz um alerta: “Nem o banco nem o INSS entram em contato por telefone, mensagem ou e-mail para solicitar informações pessoais, dados bancários ou o envio de fotos e documentos. Qualquer pedido desse tipo é fraude. Além disso, não é necessário comparecer a uma Agência da Previdência Social (APS) para fazer a Prova de Vida, salvo se o próprio INSS orientar o beneficiário”, afirma o gerente de Experiência do Cliente do Banco Mercantil.
Para mais informações, os beneficiários podem acessar o portal meu.inss.gov.br.
Sobre o Banco Mercantil
O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 9,5 milhões de clientes, o banco tem foco no público com 50 anos ou mais, e carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única.
Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e na posição de quinto maior pagador de benefícios previdenciários do país.
O banco atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com crédito e serviços, apurada de forma contínua. A instituição possui uma rede com mais de 350 agências distribuídas em 269 cidades pelo país.
Via | Assessoria Foto | Freepik
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