Rondonópolis | ‘Novembro Azul’ começa com horário estendido em todas as unidades de saúde

Rondonópolis | ‘Novembro Azul’ começa com horário estendido em todas as unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial para o ‘Novembro Azul’, mês dedicado à saúde do homem. Diversas ações serão realizadas em Rondonópolis pensando, especialmente, na prevenção do câncer de próstata, tipo da doença que mais mata homens no Brasil.

As ações começam com o horário estendido em todas as unidades básicas de saúde nesta quarta-feira (05), das 17h às 20h. A abertura no período noturno visa possibilitar que os homens, que não possuem tempo durante o dia para buscar atendimento, possam também cuidar de sua saúde.

Haverá consulta com médico e encaminhamento para realizar o teste PSA, feito a partir da coleta de amostra de sangue do paciente e utilizado para rastrear o câncer de próstata.

O secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, reforça a importância de os homens buscarem atendimento de saúde, já que no caso do câncer de próstata, por exemplo, o diagnóstico precoce faz toda a diferença. “É necessário que os homens superem os tabus e o preconceito, que muitas vezes impedem a realização dos exames preventivos. Precisamos entender que cuidar da saúde não é sinal de fraqueza, e sim de responsabilidade com a própria vida e com a nossa família”, destaca Mykaell.

Durante o horário estendido, os demais serviços das unidades, como consulta de enfermagem, dentista, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e vacinação, também estarão disponíveis. A Secretaria de Saúde reforça que, apesar da ação ser voltada aos homens, as unidades vão atender qualquer pessoa que buscar pelos serviços.

Programação

Além do horário estendido nesta quarta-feira, no próximo dia 14 de novembro uma grande ação na Praça dos Carreiros também vai oferecer atendimento para toda a população. O Saúde na Praça, que vai contar com as ações do ‘Novembro Azul’, também vai focar na prevenção da Diabetes, já que na data será celebrado o Dia Mundial do Diabetes, campanha de conscientização sobre a doença.

No dia 25 de novembro, as unidades de coleta de Rondonópolis vão realizar atendimento humanizado para todos os homens com encaminhamento para realização do PSA. A coleta vai acontecer nas unidades Vila Rica, Jardim Atlântico, São Francisco, Nossa Senhora do Amparo, Verde Teto, Parque das Rosas e Margaridas, Vila Paulista, além da Policlínica Itamaraty e do Laboratório Central.

No dia 29 de novembro, mais uma vez haverá horário estendido em todas as unidades básicas de saúde, desta vez com as equipes atuando no sábado. 

Câncer de próstata

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima um total de 71,7 mil novos casos de câncer de próstata em 2025, consolidando a doença como o tipo de câncer mais frequente entre homens. A taxa de mortalidade é alta: segundo números da Sociedade Brasileira de Urologia, o Brasil registrou 17.587 mortes por câncer de próstata em 2024, o equivalente a 48 óbitos por dia — uma alta de 21% em dez anos.

A indicação é iniciar os exames preventivos a partir dos 50 anos de idade, porém, pacientes com histórico da doença na família devem iniciar o rastreio aos 45 anos. Na fase inicial da doença, a chance de cura definitiva beira os 95%, ou seja, é possível vencer o câncer de próstata, desde que ele seja descoberto precocemente.

Compartilhe:

Ver mais: