Chamada de RuTi Maquinista, a tecnologia auxilia na condução dos trens e já está em uso em Mato Grosso, acompanhando o avanço das obras no estado.
A Ferrovia de Mato Grosso avança pelo estado, com a conclusão de obras de artes especiais, como viadutos e pontes, além dos primeiros quilômetros de trilhos já fixados. As construções finalizadas fazem parte do primeiro trecho do projeto da nova ferrovia, que corresponde a 160km, partindo de Rondonópolis até a BR-70, em Dom Aquino, entre os municípios de Campo Verde e Primavera do Leste.
Além dos avanços em engenharia, a Rumo maior concessionária de ferrovias do Brasil, investe também em tecnologia de ponta. Há dois meses foi colocada em funcionamento uma IA para maquinistas: uma agente digital chamada RuTI Maquinista voltada para operações ferroviárias que tem na sua essência as melhores soluções em Inteligência Artificial (IA), incluindo a Linguagem Natural.
Desenvolvida internamente pelo Núcleo de Excelência em Tecnologia e Automação (NEXT), a ferramenta já começou a transformar a rotina de mais de 1.700 maquinistas, reduzindo o uso de papel, otimizando o acesso a protocolos importantes do dia a dia e desta forma, gerando mais segurança, eficiência e qualidade de vida sobre os trilhos.
Fruto da escuta ativa aos profissionais da linha de frente e da busca constante do time de tecnologia por tendências e soluções de ponta, a tecnologia integra conhecimento prático com o que há de mais atual no mercado, atendendo à necessidade de acesso rápido e confiável às atualizações operacionais.
Com a assistente instalada nos celulares corporativos os maquinistas acessam manuais, boletins e protocolos de forma prática, segura e com acesso controlado aos sistemas internos da empresa. Tudo isso sem comprometer a segurança: as consultas só são liberadas com o trem parado, respeitando rigorosamente os protocolos operacionais.
A RuTI Maquinista já está totalmente funcional e teve adesão surpreendente dos maquinistas. Até agora mais de 3 mil perguntas foram respondidas de imediato e mais de 50% dos maquinistas estão usando a ferramenta no dia a dia.
Com a Ruti, os maquinistas têm acesso rápido, na palma da mão, a instruções essenciais para a operação ferroviária. Em poucos segundos, é possível consultar desde o passo a passo do teste de freio até procedimentos como o encoste e retirada de vagões em terminais como o de Rondonópolis. A ferramenta também orienta sobre a condução segura em trechos inclinados, como a Serra de Santos, e em situações críticas, como quando o trem não consegue manter a velocidade ao subir uma inclinação.
O gerente do Núcleo de Excelência em Tecnologia e Automação, Gabriel Zanon, explica que o uso da assistente ainda não é obrigatório, mas os resultados iniciais são animadores. “A adoção da inteligência artificial envolve uma mudança de cultura, e esse processo está sendo construído de forma gradual e colaborativa. Mesmo assim, é gratificante ver uma adesão tão expressiva logo no início, porque a Ruti realmente facilita o trabalho e valoriza o tempo dos nossos colaboradores”, afirma.
A IA também oferece suporte técnico sobre temas mais complexos, como o uso do sistema Locotrol, licenciamento permissivo, operação com locomotivas escoteiras e circulação com locomotiva avariada. Todos os documentos estão disponíveis em PDF e são atualizados em tempo real, garantindo que os maquinistas tenham sempre acesso à versão mais atualizada dos manuais operacionais diretamente no campo.
Ronaldo da Mota Pereira, líder de operação, conta que a tecnologia tem transformado a rotina dos profissionais. “Me surpreendi positivamente, porque a ferramenta é muito fácil de usar. É, sem dúvida, um processo inovador que tem nos ajudado bastante no dia a dia. Além de facilitar o acesso às informações, a Ruti também colabora com a questão ambiental, reduzindo o uso de papel. Antes, a gente precisava carregar uma mochila com diversos manuais e documentos. Agora, tudo está na palma da mão, de forma muito mais prática e eficiente.”
Marco Andriola, diretor de Tecnologia da Rumo, reforça a importância estratégica da ferramenta e afirma que, com a Ruti, a empresa dá mais um passo concreto em direção à ferrovia do futuro. “Trata-se de uma solução que une tecnologia de ponta à escuta ativa das nossas equipes, resolvendo um problema real da operação com uma abordagem segura, controlada e sustentável.”
A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece soluções logísticas eficientes, seguras e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos mais de 13 mil quilômetros de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
A base de ativos é formada por 1.200 locomotivas e 33 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 10 terminais de transbordo ao longo da malha e 6 terminais nos principais portos brasileiros. Em 2024, pelo segundo ano consecutivo, somos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o Índice Dow Jonesde Sustentabilidade, além de compor a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.
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