É possível transformar as férias escolares em um tempo de conexão e diversão em família, com criatividade e planejamento.
Entreter as crianças, seja durante as viagens, seja em casa com atividades que não envolvam o uso de dispositivos digitais, como celulares, tablets, computares ou até mesmo a televisão, é muitas vezes uma atividade desafiadora.
No Colégio Visconde de Porto Seguro, essa cultura de diversão offline também é incentivada durante os momentos de intervalo escolar. Por meio do Porto Disconnect, que teve início em 2019, crianças e adolescentes foram motivados a deixar as telas de lado para participar de atividades recreativas, muitas delas sugeridas pelos próprios alunos, como o resgate de brincadeiras tradicionais, a realização de oficinas de cupcake, missangas, dobraduras, jogos de tabuleiro, campeonatos de pingue-pongue, xadrez, entre outras.
Além de dar espaço à criatividade, a prática dessas atividades diversas também propicia momentos de descontração e interação social, fortalecendo os vínculos afetivos. Nesse sentido, é importante ter em mente que o exemplo é fundamental. “Se os adultos também dedicarem menos tempo às telas e mais tempo às interações e atividades, as crianças se sentirão mais motivadas a fazer o mesmo. O importante é criar um ambiente divertido e estimulante, em que o tempo em família seja valorizado acima de tudo”, explica a psicóloga, pedagoga e diretora institucional do Colégio Visconde de Porto Seguro, Meire Nocito.
Para ajudar as famílias nesse período, reunimos 10 sugestões de práticas que estimulam a imaginação e a autonomia das crianças, além de criar experiências afetivas que ficarão para sempre na memória.
1. Diário das férias: crie um caderno com desenhos, relatos e colagens para ser feito ao longo dos dias vividos.
2. Torneios de jogos em família: resgate brincadeiras praticadas durante as gerações anteriores, como jogos de cartas, tabuleiros, corda, amarelinha, jogos de mão com cantigas, brincadeiras de roda e desafios cooperativos. Esportes coletivos também são indicados: futebol, vôlei, basquete, entre outros.
3. Jardinagem ou cuidado com plantas: colocar as mãos na terra é uma experiência sensorial e educativa, incentive as crianças a plantar sementes, regar as plantas e observar seu crescimento, ensinando-as sobre responsabilidade ambiental e favorecendo a conexão com a natureza.
4. Dia do cuidado com o outro: incentive ações como escrever cartas para avós ou produzir desenhos e pinturas para idosos que vivem em residenciais coletivos. Ajudar a separar e doar brinquedos e roupas exercita a empatia e a solidariedade, bem como promove reflexão sobre o desapego.
5. Acampamento no quintal ou na sala: monte barracas com lençóis, almofadas, lanternas e quitutes. As crianças podem reunir amigos, primos e irmãos e imaginar uma viagem de aventura para qualquer lugar do mundo.
6. Momento da culinária: escolha receitas simples para fazer com as crianças, como pizza artesanal, biscoitos, bolos e doces feitos com frutas.
7. Caça ao tesouro: organize pistas pela casa ou pelo quintal, com mapas e desafios.
8. Dia cultural: aproveite para visitar museus, lugares históricos, parques e centros culturais, “turistando” pela própria cidade ou regiões vizinhas.
9. Oficina de arte com materiais recicláveis: estimule a criatividade e a consciência ambiental promovendo esse tipo de atividade.
10. Teatro e contação de histórias: promova leitura de histórias em família e produza pequenas encenações infantis em casa, criando um teatrinho de fantoches. Além de divertido, é uma forma de estimular a oratória em público e lidar com a timidez. Verifique também a programação das peças infantis que estão em cartaz na cidade.
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, com campus em São Paulo e Valinhos, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, tanto no Currículo Internacional como no Currículo Bilíngue. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de Exzellente Deutsche Auslandsschule, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola alemã de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista e a da Rede de Escolas Associadas da Unesco. Em 2022, passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.
Compartilhe: