Líderes estudantis discutem participação ativa nas escolas da rede estadual de ensino

Líderes estudantis discutem participação ativa nas escolas da rede estadual de ensino
Evento reuniu cerca de 300 representantes de escolas de Cuiabá e Várzea Grande

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou, na manhã desta terça-feira (1º.7), o Congresso Regional dos Grêmios Estudantis, reunindo cerca de 300 representantes de escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande. O evento serviu como prévia para o 2º Congresso Estadual dos Grêmios Estudantis, agendado para 25 de agosto na Capital.

O evento, que foi realizado no Senai Cristo Rei, em Várzea Grande, teve como foco central a discussão sobre o papel fundamental dos grêmios estudantis nos processos educacionais.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o evento proporcionou um ambiente de troca de experiências e de fortalecimento dos laços entre os estudantes. “As discussões levantadas servirão de base para o congresso estadual, onde serão definidas estratégias e propostas para aprimorar a atuação dos grêmios em todo o estado”.

Segundo ele, a participação ativa dos alunos, por meio de seus representantes, sinaliza um futuro promissor para a educação, com jovens cada vez mais engajados e conscientes de seu papel na sociedade.

O secretário enfatizou que a iniciativa também ocorreu em outros 12 polos regionais de educação, demonstrando a importância dada à participação estudantil na gestão escolar.

“Foi uma manhã muito produtiva com jovens líderes que debateram temas como a importância da representatividade estudantil, a organização de projetos dentro das escolas e o engajamento em questões sociais”, avaliou Alan Porto.

Pedro Henrique: “O grêmio é uma peça fundamental dentro da escola”

O coordenador do projeto de fortalecimento dos grêmios estudantis da Seduc, Matheus Silva, também reforçou que é fundamental que os estudantes tenham voz ativa na construção da escola que desejam. “Nossos grêmios são espaços de aprendizado, de debate e de luta por uma educação de qualidade”.

Pedro Henrique Martins, de 16 anos, da Escola Estadual André Avelino Ribeiro, falou em nome dos estudantes. Ele enfatizou que o grêmio é uma peça fundamental dentro da escola.

“Temos a chance de sermos articuladores, mediadores de projetos e incentivadores para que não haja evasão”, disse Pedro, que, além de líder estudantil,  é deputado jovem da Assembleia Legislativa no período 2024-2027.

Além de atividades voltadas ao fortalecimento dos grêmios, os encontros também reforçaram a importância da participação dos estudantes nas avaliações institucionais, como o SAEB 2025, ressaltando que o desempenho da rede é construído de forma coletiva, com o engajamento ativo dos próprios alunos.

Compartilhe:

Ver mais: