Ministro da Saúde acolhe projeto de implantação de novo hospital para MT

Ministro da Saúde acolhe projeto de implantação de novo hospital para MT

Senador Jayme Campos assegurou ao ministro apoio a proposta, inclusive com apresentação de emenda ao Orçamento da União

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deu ‘sinal verde’ para que a Prefeitura de Sorriso, no Norte de Mato Grosso, siga em frente com o projeto para implantação de um novo hospital para atender a população da região. Ele recebeu nesta quarta-feira, 25, o prefeito Alei Fernandes, em audiência ao senador Jayme Campos (União-MT) e pediu o encaminhamento do projeto da nova unidade. Eles também discutiram outras medidas para melhoria do atendimento da população.

O Hospital Regional de Sorriso foi inaugurado em 1989 pelo Serviço Especial de Saúde Pública, atualmente Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Em 1992, a administração do hospital foi transferida para o Governo de Mato Grosso. O hospital atua como referência para 35 municípios da macrorregião Norte, atendendo a uma população de aproximadamente 794.433 habitantes.

“É uma unidade que já não suporta mais o fluxo de atendimento. Trata-se de uma região que cresceu absurdamente comparado ao ano em que foi construído o hospital. E estamos prontos para atuar nesse projeto, inclusive com apresentação de emenda ao Orçamento” – explicou o senador mato-grossense.

Em 2021, o Hospital Regional passou por uma reforma que ampliou em 1.923,54 metros quadrados em estrutura. Ainda assim, está aquém da demanda. O Hospital possui atualmente 128 leitos, incluindo 6 leitos de UTI adulto e 10 leitos de UTI neonatal. A proposta é construir uma unidade para 200 leitos. O prefeito Arlei Fernandes afirmou que o hospital atual deve ser repassado à gestão municipal, em acordo com o governo estadual

A implantação do novo hospital é considerada, segundo Jayme Campos, como um dos grandes sonhos dos gestores dos municípios que compõem o consórcio de saúde. A audiência contou ainda com a presença do prefeito Bruno Mena, de Matupá, e do vereador Wanderlei Paulo, de Sorriso.

Além da proposta de um novo hospital para a região, a reunião com o ministro Alexandre Padilha se discutiu ainda as obras do PAC Saúde, já cadastradas junto ao Governo Federal. Segundo Jayme Campos, é importante a liberação de investimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos de saúde. Outro tema debatido foi o aumento do teto de recursos para investimentos no atendimento de média e alta complexidade.  Em Matupá, o repasse passará a ser mensal de R$ 130 mil

Operação FICCO – Jayme Campos também acompanhou o prefeito de Sorriso ao Ministério da Justiça com a finalidade de reivindicar a continuidade da Operação Asfixia, mantida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO/MT). O objetivo é combater o grupo responsável por um complexo esquema de tráfico de drogas, que atua na região norte do Estado.

“Tudo que pudermos fazer no sentido de continuar combatendo a criminalidade, tem o apoio do senador Jayme Campos e vamos trabalhar para estender a atuação dessa operação em Mato Grosso” – frisou.

Compartilhe:

Ver mais: