A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu nos dias 13 e 16 de junho uma formação pedagógica voltada a diretores e coordenadores das escolas municipais. A ação faz parte da estratégia da gestão municipal de fortalecer a qualidade do ensino, com foco na aprendizagem dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no processo de alfabetização.
Organizada pela equipe de assessoria pedagógica da SME, a Formação em Gestão Pedagógica reuniu grupos de 12 profissionais por período, possibilitando um ambiente mais produtivo para a análise, reflexão e troca de experiências entre os gestores escolares. Ao longo dos dois dias, os participantes debateram dados e estratégias relacionadas ao desempenho dos estudantes, com foco em intervenções eficazes e inclusivas.
A coordenadora pedagógica municipal, professora Luciana Gattass Crepaldi, destacou a importância da formação como um momento de escuta e construção coletiva. “A organização em grupos menores favoreceu a partilha de vivências entre as escolas, contribuindo significativamente para a tomada de decisões pedagógicas mais assertivas. O objetivo é garantir que todos os alunos da rede, especialmente aqueles que enfrentam maiores desafios, tenham acesso a uma educação de qualidade, inclusiva em todos os aspectos”, afirmou Luciana.
O secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, reforçou que a iniciativa está alinhada ao compromisso da prefeita Eliene Liberato Dias com a melhoria contínua da educação no município. “Estamos concluindo o primeiro semestre letivo de 2025, e encontros como este são fundamentais para fortalecer as ações que impactam diretamente na trajetória escolar de cada estudante cacerense. A qualidade da educação pública é uma responsabilidade coletiva que envolve o engajamento de todos os profissionais da rede”, pontuou Piovesan.
Durante o encontro, também foram discutidas temáticas como Intervenção Pedagógica, Leitura e Escrita, Censo Escolar e Avaliações Externas, com destaque para o Avalia MT e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Os conteúdos foram bem recebidos pelos participantes.
A professora Josane Maria, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Dr. José Rodrigues Fontes, avaliou positivamente a formação. “Foi um espaço muito produtivo. Tivemos a oportunidade de refletir sobre os desafios que enfrentamos na prática e pensar, juntos, em caminhos para melhorar o nosso trabalho”, disse.
Para o diretor da mesma unidade, professor Arci Rezende, o encontro fortaleceu a parceria entre os gestores escolares e a Secretaria de Educação. “A formação nos ajuda a alinhar as ações pedagógicas e administrativas com as diretrizes da rede municipal. Esse diálogo é essencial para alcançarmos melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem”, concluiu.
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