Vereador Vinícius Amoroso alerta sobre crise na saúde infantil e destaca aprovação do Vacinômetro

Vereador Vinícius Amoroso alerta sobre crise na saúde infantil e destaca aprovação do Vacinômetro

Na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (20), o vereador Vinícius Amoroso (PSB) fez um alerta sobre a situação crítica da saúde infantil em Rondonópolis. Segundo ele, as UTIs pediátricas estão lotadas, sem vagas para atender à crescente demanda. Crianças estão sendo transferidas para cidades vizinhas, como Primavera do Leste, devido à falta de leitos.

“Se já é difícil para um adulto ser transferido, imagina para uma criança. Isso é doloroso para qualquer pai ou mãe”, afirmou Amoroso, destacando a urgência da reativação dos 10 leitos de UTI infantil do Hospital Santa Casa, atualmente desativados. Ele também cobrou uma ação mais efetiva do Governo do Estado, especialmente do governador Mauro Mendes, para melhorar a estrutura de saúde pública em Rondonópolis.

O vereador reforçou a importância da vacinação para prevenir o avanço de doenças respiratórias, que têm lotado unidades de saúde, como a UPA infantil da cidade. “Na fiscalização que fizemos ontem (21) na UPA, junto com a vereadora doutora Luciana Horta, identificamos que aproximadamente 90% das crianças internadas apresentavam quadros respiratórios virais, que poderiam ser evitados com a vacinação”, destacou.

Apesar dos esforços do município, como a realização do GAD de vacinação, a procura pela imunização tem sido muito baixa. “Teve unidade de saúde que vacinou apenas 10 crianças. Precisamos, urgentemente, conscientizar a população de que vacina salva vidas”, alertou.

Projeto do Vacinômetro é aprovado

Na sessão de quarta-feira (21), foi aprovado por unanimidade o projeto de autoria do vereador Vinícius Amoroso que institui o Vacinômetro Municipal de Rondonópolis. O objetivo é divulgar os índices de cobertura vacinal por Região de Saúde, permitindo maior transparência e conscientização da população sobre a importância da vacinação.

“Queremos mostrar claramente para a população os números reais: se a meta é vacinar 8 de cada 10 pessoas e estamos atingindo apenas 3, isso precisa acender um alerta. É uma questão de saúde pública que afeta toda a sociedade”, enfatizou Amoroso.

Ele finalizou reforçando o apelo aos pais e responsáveis: “Levem seus filhos para vacinar nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A vacinação é fundamental para proteger nossas crianças e evitar o colapso do sistema de saúde.”

Via | Assessoria

Compartilhe:

Ver mais: