Em uma iniciativa que conecta a teoria da sala de aula com a realidade do mercado de alto padrão, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizaram uma visita técnica à Central de Apartamentos Decorados do Grupo Plaenge em Cuiabá. A experiência – uma verdadeira imersão como aula de campo – proporcionou aos futuros profissionais um contato direto com as últimas tendências e a sofisticação que moldam o universo da arquitetura e do design de interiores de alto padrão.
Para os estudantes, uma oportunidade de transitar em espaços onde as ideias já ganharam corpo. Danilo Takio, aluno do 4º semestre de arquitetura e urbanismo da UFMT, falou sobre a experiência. “Tudo chama a atenção, desde a concepção dos ambientes até a escolha dos acabamentos. É fascinante observar como os elementos se integram, revelando um planejamento cuidadoso para alcançar tamanha harmonia”.
A importância da prática para a consolidação do aprendizado teórico foi ressaltada por Anne Pécora, colega de Danilo no mesmo semestre: “Na universidade, absorvemos a teoria, mas são em momentos como este que conseguimos visualizar e compreender a aplicação prática. Para mim, essa visita reforçou meu interesse pela área de decoração de interiores, e presenciar a materialização de projetos tão bem executados me deu ainda mais convicção sobre o caminho que quero seguir”.
A visão da Academia sobre a relevância dessas experiências foi ressaltada pela professora e arquiteta Simone Berigo Būttner, representante da UFMT na visita: “É fundamental que os alunos tenham a chance de vivenciar o que aprendem em sala de aula. A prática consolida o conhecimento teórico de uma maneira muito mais eficaz. A iniciativa da Plaenge em abrir as portas da Central é louvável e contribui significativamente para a formação dos futuros profissionais. Seria enriquecedor se mais empresas adotassem essa postura colaborativa com as Instituições de Ensino”.

A receptividade da Plaenge em abrir suas portas à Academia demonstra uma visão estratégica sobre a formação de novos talentos. João Portela, auxiliar de marketing da empresa, compartilhou o impacto e propósito do grupo com esse tipo de parceria. “Toda a estrutura da Central impressiona, mas o deslumbramento se intensifica ao percorrerem os apartamentos decorados. A modernidade e a atenção minuciosa aos detalhes da decoração realmente capturam a atenção deles”. Ao ser questionado sobre a relevância dessa interação, Portela enfatizou: “Não podemos perder de vista que esses alunos são os arquitetos e designers de amanhã. Oferecer essa vivência é investir no futuro da profissão, compartilhando conhecimento prático que complementa sua formação acadêmica”, disse.
A estratégia da Plaenge em criar uma experiência sensorial na Central de Apartamentos decorados foi o ponto central da visita. Segundo Portela, a imersão no ambiente projetado tem um efeito significativo na decisão dos potenciais clientes: “Ao vivenciar o espaço de um apartamento decorado, o interessado consegue transcender a planta e a maquete. Ele se projeta no futuro lar, experimentando o conforto da decoração e expandindo sua percepção sobre o imóvel”.
A visita dos estudantes da UFMT à Central de Apartamentos Decorados da Plaenge ilustra a potente sinergia entre a academia e o mercado. Ao proporcionar um mergulho no universo concreto da arquitetura e do design de interiores, a experiência não apenas despertou o encantamento e o aprendizado prático nos futuros profissionais, mas também sublinhou a importância da troca de conhecimentos para o desenvolvimento de um setor em constante evolução. A iniciativa da Plaenge, ao abrir suas portas para a educação, sinaliza um caminho promissor para a formação de profissionais mais preparados e inspirados a moldar o futuro das cidades.
Via | Assessoria
Compartilhe: