CRAS Brasil expande sua atuação no agronegócio

CRAS Brasil expande sua atuação no agronegócio

Empresa passa a produzir e comercializar sementes próprias de amendoim com objetivo de ajudar a aumentar a qualidade da produção nacional. Expectativa é alcançar 16% desse mercado em cinco anos

A CRAS Brasil, líder nacional na exportação de óleo de amendoim com mais de 28% de participação, realizou um importante movimento de expansão dos seus negócios ao anunciar nesse mês o lançamento da Semente CRAS Agro. O início da produção e distribuição do novo produto, que segue rigorosamente os critérios e normas técnicas do RENASEM e do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), tem como objetivo atender às crescentes demandas dos produtores de amendoim por sementes certificadas e com alta pureza e taxa de germinação.

“Ingressar nesse mercado e começar a produzir as nossas próprias sementes de amendoim vai permitir o desenvolvimento das características ideais dos grãos que desejamos, com maior teor de óleo e resistência a pragas. Além disso, teremos mais independência e pleno controle sobre o processo, nos aproximando ainda mais dos produtores, proporcionando um atendimento melhor e assistência completa em campo”, comenta Rodrigo Chitarelli, diretor-presidente da CRAS Brasil.

Para produzir a sua própria semente, a CRAS Agro implantou um rigoroso controle de qualidade, que inclui testes de germinação e vigor do plantio até a chegada na empresa, de forma a assegurar que as características das sementes sejam preservadas. No total, foram investidos R$ 4,5 milhões para a construção de uma unidade de beneficiamento, tratamento e armazenagem de sementes, além de equipamentos e infraestrutura necessários para suportar a produção e a distribuição.

A Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da CRAS Agro tem capacidade de produção 5.000 toneladas/ano, local onde a semente é separada e armazenada até a sua debulha, classificação, testes, tratamento e embalagem. Na primeira fase serão produzidas 800 toneladas/ano, com planos de expansão para atingir 2.000 toneladas/ano em dois anos, e gradativamente alcançar o volume total. “Esse crescimento será cuidadosamente planejado para assegurar uma multiplicação com qualidade e a satisfação dos produtores”, ressalta Chitarelli.

Inicialmente, a venda e distribuição das sementes serão realizadas pela própria CRAS Agro junto aos seus produtores parceiros atuais, podendo se estender a novos interessados. Todos terão acesso à assistência em campo dos técnicos da empresa, para garantir o máximo aproveitamento do produto.

O lançamento da Semente CRAS Agro será promovido nos eventos de finalização e abertura da safra de amendoim, que acontecem, respectivamente, em junho e agosto. “Reservas já estão sendo realizadas para avaliar o potencial de vendas e planejar futuras ações de marketing. Esperamos um crescimento gradativo nas vendas, com perspectivas de atingir até 16% do mercado de sementes certificadas em cinco anos”, comenta Ilton Nomura, diretor industrial da CRAS Agro.

Lançamento da Semente CRAS Agro será promovido nos eventos de finalização e abertura da safra de amendoim

O desenvolvimento do projeto é fruto de anos de pesquisa em parceria com instituições renomadas, como o IAC e a Embrapa, que foram fundamentais para fazer com que as novas sementes CRAS Agro alcançassem, entre as diversas variedades testadas, os melhores índices de produtividade, resistência a pragas e tolerância ao estresse hídrico. O controle de qualidade rigoroso que evita qualquer mistura varietal e a formulação de tratamento, para garantir melhor germinação e vigor, foi desenvolvido em conjunto com a Syngenta.

+++

Sobre a CRAS Brasil

Fundada em 2011, a CRAS BRASIL atua na originação, industrialização e comercialização de commodities agrícolas: agronegócio (processamento de amendoim), madeiras beneficiadas e trading (soja, milho, glicerina).

Líder brasileira na exportação de óleo de amendoim com mais de 28% de participação de mercado, a empresa também comercializa farelo de amendoim para nutrição animal no mercado interno, além de madeiras proveniente de manejo sustentável e com certificação FSC® como ipê, maçaranduba, angelim-vermelho, cumaru. Ainda possui unidades de energia e comercialização de glicerina bruta, refinada e sebo bovino.

Sua matriz está localizada em Petrópolis (RJ) e possui empresas nas cidades de São Paulo (SP), Itaju (SP), Belém (PA), Cascavel (PR), Rio Verde (GO), Pequim (China) e Miami (FL, EUA).

Compartilhe:

Ver mais: