Em sete dias de atendimento, carreta de saúde da mulher do Agora Tem Especialistas em Várzea Grande já atendeu mais de 400 mulheres

Em sete dias de atendimento, carreta de saúde da mulher do Agora Tem Especialistas em Várzea Grande já atendeu mais de 400 mulheres

Inaugurada em 30 de janeiro, a unidade realiza consultas especializadas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginal e até biópsias para diagnosticar precocemente câncer de mama e de colo de útero

Reduzir o tempo de espera por consultas e exames, levando atendimento especializado aos quatro cantos do Brasil: esse é o principal objetivo do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. Em Várzea Grande (MT), essa espera já foi encurtada para 435 mulheres mato-grossenses, que realizaram consultas especializadas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginal e até biópsias para diagnosticar precocemente câncer de mama e de colo de útero na carreta de saúde da mulher que se encontra no município desde 30 de janeiro.

A unidade móvel do governo federal conta com uma equipe multiprofissional, composta por médico, técnico de enfermagem e enfermeiro, e atende pacientes da rede pública do município, previamente agendadas e encaminhados pela secretaria de saúde local. A carreta ficará no município por pelo menos 30 dias.

Primeira unidade do programa a chegar ao Mato Grosso, a carreta é uma das 47 que estão atualmente em funcionamento no país. São 33 de saúde da mulher, nove de exames de imagem e cinco especializadas em oftalmologia. Todas as unidades estão estruturadas com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais e atuam para desafogar a demanda reprimida.

Desde que a iniciativa foi lançada, em outubro de 2025, mais de 100 municípios brasileiros já foram contemplados com pelo menos uma carreta de saúde. A meta do governo federal é que, até o fim de 2026, um total de 150 unidades móveis esteja em funcionamento no país.

Além das carretas de saúde, o Agora Tem Especialistas desenvolve diversas outras iniciativas para ampliar a capacidade de atendimento especializado nos estados e municípios, mobilizando estruturas de saúde tanto da rede pública quanto da rede privada. Dentre as ações destacam-se mutirões, ampliação do horário de atendimento em policlínicas, provimento de mais médicos especialistas, atendimento aos pacientes da rede pública em hospitais filantrópicos e privados e mais investimento para a qualificação e construção de novos serviços de saúde nos estados e municípios.

Mais reforço de atendimento com Novo PAC

O Ministério da Saúde está investindo R$ 27,8 milhões na saúde de Cuiabá, com 67 novos empreendimentos do Novo PAC Saúde. Estão previstas, por exemplo, 30 novas ambulâncias do SAMU 192 para a capital do estado – dessas, cinco já foram entregues—, além de 19 combos de equipamentos para cirurgias e para as Unidades Básicas de Saúde, um equipamento de alta tecnologia para exames de imagem, entre outros.

Ver mais: