Rondonópolis realizou, nesta quarta-feira (3), o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef, para debater políticas públicas para crianças e adolescentes e definir as metas prioritárias a serem desenvolvidas nos próximos anos. O evento, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA) em parceria com o Selo Unicef, aconteceu no Oratório Filhos de Dom Bosco, no Parque Universitário, e reuniu crianças e adolescentes, além de representantes dos órgãos que compõem a rede de proteção como a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.
O superintendente de Políticas para Mulheres, Francisco Élcio de Lucena, representou o prefeito Cláudio Ferreira no evento em que a comunidade analisou a situação local das crianças e adolescentes e definiu as ações a serem realizadas para garantir os diretos e as políticas públicas voltadas a melhoria das condições de vida para a população até 18 anos na cidade. Ele reforçou o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento das políticas públicas de proteção à infância e adolescência.
O presidente do CMDCA, Wagner Bolonhesi, explicou que o Fórum é realizado para ouvir a comunidade, especialmente, as crianças e adolescentes, sobre as necessidades locais, e definir as prioridades e metas que a cidade precisa avançar para obter o Selo Unicef e promover as melhorias necessárias na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Entre as prioridades debatidas, Bolonhesi destacou a necessidade de se atingir as metas de vacinação entre os adolescentes, e o desenvolvimento de ações e políticas públicas com foco em reduzir os índices de gravidez na adolescência. “Temos um alto índice de gravidez de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, então sabemos que precisamos trabalhar muito no enfrentamento desse problema”, disse e lembrou que as prioridades também envolvem o enfrentamento ao trabalho infantil, a prevenção da violência, entre outras.
O 2º Fórum Selo Unicef deve acontecer em 2028 em Rondonópolis, quando os resultados das metas e índices alcançados pelo município devem ser apresentados.

Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que, há 26 anos, incentiva e reconhece avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Na edição 2025/2028, são 2.276 municípios inscritos. Participam do programa 18 estados da Amazônia Legal e do Semiárido Brasileiro. Em Mato Grosso, 113 municípios aderiram ao Selo Unicef.
Nesta edição, os municípios terão como meta melhorar indicadores de saúde, educação, proteção social, prevenção às violências e acesso à água, saneamento, higiene e resiliência climática, ao longo do próximo quadriênio, com foco na garantia dos direitos da infância e adolescência, além de promover equidade étnico-racial a meninas e meninos.
A adesão ao programa é gratuita e voluntária. Durante quatro anos, o Unicef disponibiliza uma metodologia para a implementação de estratégias fundamentais na garantia de direitos da infância e adolescência, em áreas como busca ativa escolar, imunização e proteção contra violências. Para serem reconhecidos, os municípios precisam cumprir essas atividades. Ao final do ciclo, em 2028, o Unicef divulga a lista dos certificados.
Compartilhe:





