Guardanapos e toalhas de Natal: como lavar e conservar as peças para as festas

Guardanapos e toalhas de Natal: como lavar e conservar as peças para as festas

Especialista aponta cuidados simples para garantir a durabilidade das peças, com aspecto de novo e prontas para a mesa posta

O fim de ano se aproxima e o clima natalino já toma conta dos lares. Um dos detalhes mais esperados dessa comemoração é a preparação para ceia e a mesa posta ganha um destaque especial. Toalhas, trilhos e guardanapos ganham protagonismo e podem transformar completamente as celebrações. Mas, para que as peças estejam impecáveis, alguns cuidados antes, durante e depois da lavagem fazem toda a diferença, principalmente quando se trata de tecidos coloridos, delicados e usados apenas uma vez ao ano. 

Angelo Max Donaton, CEO e fundador da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, reforça que o segredo está na organização prévia. “A organização começa com antecedência. Itens como toalhas e guardanapos devem ser lavados dois ou três dias antes do evento. Assim, você evita a correria de última hora e garante peças frescas, bem cuidadas e sem odores”, orienta o especialista.

Abaixo, o profissional lista algumas dicas que ajudarão no processo de lavagem e armazenamento:

Lavar é indispensável: Quando o assunto é higienização, a lavagem é o método mais seguro e eficiente. A atenção deve estar nas etiquetas de cada item, principalmente no que diz respeito ao uso de secadoras. Outro cuidado é a separação correta. Peças delicadas jamais devem ser lavadas com peças mais pesadas ou com glitter, por exemplo. Separe também as cores, tecidos claros e escuros precisam ser separados para evitar manchas e desbotamento, algo comum nas tradicionais peças em vermelho e verde do Natal.

Guarde corretamente: Após a lavagem, o cuidado continua no armazenamento. Guarde as peças em locais secos, arejados e protegidos da poeira, afastados de qualquer umidade. Esse simples cuidado faz toda a diferença para manter o frescor, a textura e o aspecto de peça recém-lavada até o momento de montar a mesa.

Itens novos: Toalhas e guardanapos recém-comprados também devem ser lavados antes do uso. A lavagem elimina resíduos de fabricação, poeira, partículas e até odores da fábrica, além de amaciar o tecido, melhorar a absorção e remover acabamentos que podem deixar o toque menos agradável.

Lavanderia self-service como aliada: Unindo praticidade e economia, é uma opção para quem busca agilidade na organização. Além do uso de produtos profissionais, também permitem lavar e secar peças em poucos minutos, com economia de água, energia e tempo, uma vantagem importante diante da correria típica de fim de ano. Para famílias que precisam higienizar peças maiores, como toalhas de mesa extensas ou jogos completos de guardanapos, as máquinas de grande capacidade ajudam a manter o padrão de limpeza sem esforço.

Sobre a Lavô

A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de 600 unidades em operação e mais de mil comercializadas. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online. 

Compartilhe:

Ver mais: