Liderado pelo produtor Márcio Moraes, grupo pretende utilizar parque para práticas esportivas e outros eventos, além da Exposul
A menos de um mês das eleições do Sindicato Rural de Rondonópolis, marcadas para o dia 1º de dezembro, a Chapa 2 – Nova Força Rural se apresenta como uma alternativa de renovação à atual gestão, com propostas voltadas à valorização do produtor e ao fortalecimento do papel do sindicato no município.
Entre os principais pontos do plano da chapa está a reocupação do Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, que, segundo o grupo, tem sido subutilizado nos últimos anos, limitado praticamente à realização da Exposul em um formato que já não atende às expectativas do público e dos produtores.
“Queremos trazer movimento ao Parque de Exposições durante todo o ano, com exposições, treinamentos, práticas esportivas e outras ações que estimulem o desenvolvimento rural e urbano. Quase todas as nossas propostas envolvem o uso desse importante espaço como um centro de referência para o produtor rural e para a sociedade rondonopolitana”, destacou Márcio Moraes, candidato à presidência pela Chapa 2.
O principal foco é transformar a atual feira em um evento de negócios, atendendo grandes e pequenos expositores, fortalecendo toda a cadeia do agro e, assim, possibilitar que os produtores da região consigam ter os resultados esperados.
Além disso, o grupo pretende criar uma feira de agricultura familiar que aconteça semanalmente no local, como forma de prestigiar micro e pequenos produtores rurais, valorizando a produção local e fomentando a economia.
Entre as outras propostas estão a abertura do parque para práticas equestres e projetos sociais, como programas de equoterapia, além da instalação de empresas do setor agropecuário dentro da área. O grupo também pretende realizar estudos de viabilidade para a construção de dois novos espaços de eventos, de médio e grande porte, capazes de receber exposições, feiras, encontros e confraternizações.
Essas iniciativas surgem em um momento considerado decisivo para o Sindicato Rural, que já chegou a contar com mais de 1.400 associados, mas que, nos últimos dez anos, viu esse número cair para cerca de 170. Com a mobilização em torno da Chapa 2 e a apresentação de novas propostas, o número de associados voltou a crescer, chegando atualmente a 320.
“Nos últimos anos, o produtor rural de Rondonópolis perdeu protagonismo e ficou à mercê de um pequeno grupo que fala em renovação, mas mantém as práticas. Precisamos mostrar que é possível mudar essa realidade”, reforça Márcio Moraes.
Uma nova Exposul
Para a Chapa 2, a Exposul precisa resgatar seu caráter de feira de negócios, sem deixar de lado a tradição cultural. A proposta é transformar o evento em um espaço mais acessível à população, com foco em geração de oportunidades e fortalecimento da economia local.
O grupo também defende o estreitamento do diálogo com o poder público e a iniciativa privada, de modo a atrair parcerias que reforcem o potencial da feira e do parque de exposições. Esse movimento já está em curso e as propostas da chapa foram recentemente apresentadas ao prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, entre outras lideranças.
Componentes
A Chapa 2 é composta pelos seguintes membros:
* Presidente: Márcio Moraes
* Vice-Presidente: Gilmar Mattei
* 1º Secretário: Marco Túlio Soares
* 2º Secretário: José Ricardo
* 1º Tesoureiro: Egídio Trojan
* 2º Tesoureiro: Poliana Rezende
* Conselho Fiscal (Efetivos): Ricardo Carvalho, Tiago Resende e Roger Wutke
* Conselho Fiscal (Suplentes): Priscilla Bosco, Marciano Migliavacca e Álvaro Fruet
Compartilhe:




