O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) emitiu um alerta para a população do Sul e parte do Centro-Oeste do Brasil devido à formação de um ciclone extratropical que trará uma forte tempestade entre este domingo (16) e segunda-feira (17). A Região Sudeste também deve ser afetada na sequência.
A previsão é de chuvas que podem ultrapassar 100 milímetros (mm) em 24 horas e risco de queda de granizo nas áreas de maior impacto. Diante do cenário de risco extremo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso vermelho (grande perigo) para a área mais vulnerável.
Defesa Civil Nacional em Ação
Em resposta à iminente ameaça, a Defesa Civil Nacional coordenou uma reunião de preparação nesta sexta-feira (14) com as defesas civis estaduais e municipais para alinhar as ações de contingência.
O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, ressaltou a importância da coordenação entre os órgãos federais. “A Defesa Civil Nacional, o Inmet e outros órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil trabalham juntos. A reunião de preparação… é uma reunião técnica para informar os estados e municípios da previsão e para alinharmos as ações do fim de semana,” afirmou Braun.
Novo Sistema de Alerta em Destaque
O diretor destacou a importância da emissão de alertas e chamou a atenção para o novo sistema Defesa Civil Alerta, implementado recentemente em todo o país.
Este sistema utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros que aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos, podendo tocar mesmo no modo silencioso. O serviço é gratuito e não exige cadastro prévio, alcançando celulares compatíveis (Android e iOS a partir de 2020) com cobertura 4G ou 5G.
“A população precisa ficar atenta aos alertas e adotar as medidas de autoproteção disponíveis nos canais das defesas civis”, acrescentou Braun.
Os alertas buscam orientar a população sobre as medidas de proteção, informando o tipo de risco e as instruções práticas a serem seguidas.
Previsão Meteorológica Detalhada
A meteorologia do Inmet, Marcia Seabra, explicou o fenômeno:
- Formação: “Temos novamente uma condição para a formação de um ciclone extratropical, que deve ocorrer entre a noite de sábado (15) e a madrugada do domingo (16).”
- Impacto Inicial: O ciclone se formará e se deslocará para o oceano, mas dará origem a uma frente fria que transitará entre os estados do Sul e parte do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul).
- Riscos: Nestas áreas, são esperadas chuvas muito fortes, rajadas de vento e queda de granizo.
- Expansão: Na segunda-feira (17), a frente fria deve atingir também a Região Sudeste, chegando ao estado de São Paulo.
A Defesa Civil reforça o pedido para que a população se mantenha informada por meio dos canais oficiais e adote as medidas de autoproteção.
Via | Redação com Assessoria MIDR
Compartilhe:




