Educação de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul marcam presença no Encontro Nacional da Unesco

Educação de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul marcam presença no Encontro Nacional da Unesco

Márcia Amorim Pedr’Angelo, coordenadora da Rede PEA, participa do principal momento de integração e alinhamento das escolas que compartilham os valores do programa

O Encontro Nacional das Escolas Associadas da Unesco, realizado na última semana em Pirenópolis (GO), reuniu diretores, coordenadores e professores de todo o país para alinhar metas e estratégias da rede para o próximo biênio. Representando Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Márcia Amorim Pedr’Angelo, coordenadora regional do Programa das Escolas Associadas (PEA) da Unesco, participou das discussões que orientam o planejamento coletivo das escolas integrantes no Brasil.

Presente em mais de 180 países, a rede estimula o compromisso das instituições com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 4, que trata da educação de qualidade. O encontro é um espaço de integração e reflexão sobre práticas que aproximam diferentes realidades escolares em torno de princípios comuns, como sustentabilidade, convivência ética e cultura de paz.

“O congresso é um espaço de construção coletiva. É onde trocamos experiências e reafirmamos o sentido de pertencimento a uma rede global que acredita na educação como base de transformação social”, destaca Márcia.

A programação incluiu conferências e painéis sobre temas atuais da educação, como ética e o impacto das novas tecnologias. Entre os convidados estiveram Tel Amiel, coordenador da Cátedra Unesco em Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum; Rebeca Otero Gomes, coordenadora de Educação da Unesco no Brasil; e o espanhol Fernando Hernández, referência internacional em metodologias baseadas em investigação e projetos de aprendizagem.

Durante o evento, escolas de diferentes contextos, urbanas, rurais e comunitárias, compartilharam experiências que fortalecem o trabalho pedagógico em rede. Em Cuiabá, o Colégio Unicus, fundado por Márcia, está pleiteando o selo do projeto internacional “Escolas Verdes”, voltado à formação de estudantes conscientes sobre o impacto ambiental e social de suas ações.

“Ao participar de projetos que unem países e contextos distintos, reafirmamos o papel da escola como agente de transformação. Essa iniciativa traduz a conexão viva entre o que ensinamos, o que praticamos e o futuro que desejamos construir com nossos alunos”, afirma.

Com cerca de 11 mil instituições em aproximadamente 180 países, a Rede PEA da Unesco, mobiliza escolas como espaços de promoção da cultura de paz, do diálogo intercultural e do desenvolvimento sustentável. 

As discussões e vivências do encontro reforçam o papel da rede como ambiente de cooperação, inovação e troca entre culturas, integrando valores universais às práticas pedagógicas locais.

Compartilhe:

Ver mais: