Manao chegou em Rondonópolis em 1971 e desde lá trabalhou pelo fortalecimento da prática do judô na cidade. Nascido no Japão, mais precisamente na província de Tochigi, onde já praticava desde 1959 uma das artes marciais mais tradicionais do oriente.
Foi um fundador Associação de Judô e Cultura Física de Rondonópolis onde formou dezenas de atletas por décadas, inclusive crianças mais humildes atendidas por projetos sociais desenvolvidos em parceria com a Prefeitura.
Aos 74 anos, o sensei chegou ao 9º Dan, mais alto grau alcançado por um judoca em todo o Estado de Mato Grosso. O título foi concedido pela Comissão Nacional de Graus da Liga Nacional de Judô e por isso Manao recebeu então uma faixa vermelha simbolizando o alto grau de experiência e técnica judoca.
O sensei Manao Ninomiya é reconhecido pela dedicação e disseminação da prática do judô na cidade de Rondonópolis, especialmente na região do bairro Jardim do Sol onde estabeleceu seu centro de treinamento.
Rondonópolis perde uma referência no esporte e nesse momento de profunda pesar se solidariza com familiares, alunos e amigos da família Ninomiya.
É com profundo pesar que o prefeito Cláudio Ferreira recebeu a notícia do falecimento de Manao Ninomiya, referência no judô em Mato Grosso.
Compartilhe: