Autossuficiente e equipada com sistemas multimídia, simuladores e áreas de resgate, carreta amplia padrão de segurança aérea.
O Brasil vive uma expansão acelerada no setor aéreo. Atualmente, são 2.400 campos de aviação em funcionamento, o segundo maior número do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Entre 2022 e 2024, os voos regionais cresceram mais de 30%, impulsionados por programas como o Voo Simples e o Voa Brasil, que ampliaram o tráfego em aeroportos menores. Mas esse avanço mostrou a necessidade de fortalecer o atendimento em situações de emergência. Para ampliar a capacitação no setor, o Grupo Med+ criou uma unidade móvel de treinamento tático que irá percorrer o país.
A iniciativa pioneira recebeu o nome de Med Truck, uma carreta itinerante equipada com simuladores realistas de incêndio, módulos de combate em aeronaves, resgate veicular e atendimento pré-hospitalar. A proposta é transformar qualquer aeroporto em um centro de capacitação avançado, levando tecnologia de ponta e práticas imersivas a locais que não possuem estrutura fixa. “Nossa missão é mais que salvar vidas. É abrir caminhos. Com o Med Truck, formamos bombeiros nos rincões do Brasil, onde há talento, mas falta oportunidade”, afirma Diego Cabral, diretor de operações. O diferencial do Med Truck está em unir inovação tecnológica com mobilidade. A unidade garante conformidade com as exigências da RBAC 153 da ANAC, normas técnicas da ABNT e diretrizes dos Corpos de Bombeiros Militares, oferecendo treinamentos padronizados em diferentes regiões do país. Vale destacar que a Med+ já é homologada pela ANAC, o que reforça ainda mais a credibilidade e a seriedade do projeto, alinhando a iniciativa às melhores práticas de segurança e regulamentação do setor aéreo.
“Com o Med Truck, levamos inovação, mobilidade e qualidade de ensino para onde nossos bombeiros estão. Essa é uma revolução no processo de capacitação em segurança aeroportuária, reforçando nosso compromisso com a excelência operacional e a preservação de vidas”, destaca Diego Cabral, COO do Grupo Med+. Com presença consolidada em centenas de bases operacionais e atuação nos principais aeroportos do país, a iniciativa também busca gerar impacto social. Ao formar turmas em comunidades vulneráveis, abre portas de entrada para o mercado formal e supre uma demanda estratégica de mão de obra qualificada. Mais do que um avanço técnico, o Med Truck simboliza um passo decisivo para democratizar o acesso à capacitação, fortalecer a segurança do setor aéreo brasileiro e alinhar o país aos padrões internacionais de resposta a emergências. “Estamos levando treinamento de elite para onde antes não havia acesso nem a equipamentos básicos. O Med Truck representa uma nova era na capacitação de bombeiros de aeródromo no Brasil”, destaca Victor Reis, chairman do Grupo Med+.
Sobre o Grupo Med+
É a maior empresa de emergências aeroportuárias da América Latina, com R$ 1,8 bilhão em contratos e presente em 49 aeroportos e 12 rodovias do Brasil. Possui aproximadamente 6 mil colaboradores em todo o Brasil que atendem mais de 56 milhões de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, que trabalham ou transitam nos seguintes segmentos: aeroportos, estradas e grandes empresas.
Em 2024 a companhia apresentou um crescimento de 150% em relação ao ano anterior, se consolidando com a empresa Benchmark do segmento. Atualmente, a companhia está entre as 2 melhores empresas para se trabalhar na área da saúde de acordo com o Great Place to Work (GPTW) no Brasil. Agora, o Grupo Med+ entrou no mercado de educação e atua junto a 5,3 mil escolas e 3,5 milhões de alunos do Estado de São Paulo, com a psicologia voltada à prevenção de bullying nas salas de aula.
O Grupo Med possui dentro da sua cultura, o capitalismo consciente que, na prática, usa a força das empresas, para servir ao desenvolvimento da humanidade, com o propósito de construir um mundo mais justo e pessoas em local de trabalho mais felizes, porém, sem perder de vista o lucro para os acionistas. Além disso, o Grupo Med acredita que as mulheres são grandes gestoras de pessoas. Atualmente, 56% dos cargos de liderança da companhia são ocupados por mulheres.
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