Sancionada lei 13.067/2025, proposta por Chico Guarnieri, em prol dos agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias

Sancionada lei 13.067/2025, proposta por Chico Guarnieri, em prol dos agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias


Texto publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26.09) prevê auxílio aos municípios para a regulamentação desses cargos


Agora é lei! O texto proposto pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) em prol dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) foi sancionado com o número 13.067, publicado no Diário Oficial de Mato Grosso, nesta sexta-feira (26.09). Em torno de 8 mil profissionais devem ser beneficiados no estado.

A nova lei autoriza o governo estadual a criar um Núcleo Técnico para auxiliar os municípios na regulamentação desses cargos públicos. O objetivo é oferecer suporte às cidades que ainda não concluíram esse processo, previsto em uma decisão normativa do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), datada de outubro de 2023.

De acordo com Chico Guarnieri, apesar da determinação do tribunal, muitos municípios não realizaram a regulamentação, o que gera insegurança para os profissionais. A proposta, segundo o deputado estadual, busca trazer segurança jurídica e garantir que o trabalho desempenhado por esses agentes seja reconhecido e valorizado.

O texto prevê que o Poder Executivo, além de criar um Núcleo Técnico específico, deverá estabelecer as regras para o credenciamento dos municípios e a forma como será prestado o auxílio. A iniciativa contará com a parceria de instituições como a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o Ministério Público Estadual (MPE-MT), o próprio TCE-MT e outras entidades que possam contribuir tecnicamente.

“O trabalho dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias é essencial para todo o sistema de saúde. São esses profissionais que fazem o monitoramento, levam informações à população sobre práticas preventivas, têm proximidade com as famílias e fazem os encaminhamentos necessários para o atendimento adequado”, destacou Chico Guarnieri.

O parlamentar reforçou ainda que a medida representa uma vitória não apenas para os ACS e ACE, mas para toda a sociedade.

“Os agentes são a porta de entrada da população ao sistema de saúde. Ao regulamentar esses cargos, garantimos não apenas os direitos desses profissionais, mas também mais eficiência, proximidade e cuidado com cada família. Essa conquista é, acima de tudo, um avanço para toda a sociedade”, afirmou o deputado

Crédito da foto: ALMT/MT

Compartilhe:

Ver mais: