A Rumo concluiu as obras da ponte sobre o Córrego São Paulo, entre os municípios de São Pedro da Cipa e Poxoréu, na região sudeste de Mato Grosso. A estrutura, com 120 metros de extensão, foi iniciada em outubro de 2024 e mobilizou 150 trabalhadores.
A ponte é estratégica para a continuidade da Ferrovia de Mato Grosso, pois permite a ligação do trecho sul com o trecho norte da obra. Inicialmente, as equipes precisavam realizar um desvio de aproximadamente 70 quilômetros pela MT-373 para interligar as frentes de trabalho. Após a abertura dos acessos pelo eixo da ferrovia, essa distância foi reduzida 55km. Para execução da ponte foi instalada uma passarela provisória para pedestres, mas a circulação de máquinas continuava sendo um desafio
Com a conclusão da ponte, a distância entre os trechos caiu para apenas 120 metros, viabilizando uma logística mais eficiente, segura e adequada ao transporte de equipamentos pesados. “Foram grandes os desafios de engenharia para que a ponte fosse concluída com excelência. Essa conquista fortalece a integração das frentes de trabalho e contribui diretamente para o avanço das obras de infraestrutura ferroviária”, afirmou o diretor da Ferrovia de Mato Grosso, Ângelo Kury Deves.
A ponte do Córrego São Paulo integra um pacote de 25 obras de arte especiais previstas na primeira fase da Ferrovia de Mato Grosso. Esta etapa inicial contempla 162 km de novos trilhos, partindo de Rondonópolis até o terminal em construção na BR-070, no município de Dom Aquino, entre Primavera do Leste e Campo Verde — um investimento que reforça a relevância logística da região e prepara o estado para um novo ciclo de desenvolvimento ferroviário.
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece soluções logísticas eficientes, seguras e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos mais de 13 mil quilômetros de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
A base de ativos é formada por 1.200 locomotivas e 33 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 10 terminais de transbordo ao longo da malha e 6 terminais nos principais portos brasileiros. Em 2024, pelo segundo ano consecutivo, somos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.
Via | Assessoria Foto | Divulgação Rumo
Compartilhe: