Embora o “roxo” no braço após a coleta de sangue seja comum e geralmente inofensivo, entender as causas e tomar medidas preventivas pode ajudar a minimizar sua ocorrência
É muito difícil encontrar alguém que nunca ficou com hematoma no braço após realizar a coleta do sangue. O extravasamento do sangue debaixo da pele durante a punção causa o hematoma, com aparecimento de uma coloração roxa, azul ou púrpura no local da punção venosa. Esta descoloração no local pode ocorrer imediatamente ou pouco tempo após o procedimento e que, após um período, tornam-se esverdeadas, e desaparecem em alguns dias. Alguns fatores contribuem para a formação do hematoma após coleta de sangue, porém não devem ser a regra. Para isso, é muito importante entender os motivos do seu surgimento e como prevenir sua ocorrência.
“Quando você faz um exame de sangue, uma agulha é inserida em uma veia para retirar o sangue, a técnica de coleta, a condição dos vasos sanguíneos e os cuidados após a coleta são fatores cruciais que influenciam na formação de hematomas”, comenta Poliana Paz Barcelos, Professora do Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera.
A especialista aponta que a inserção da agulha, muitas vezes, causa um pequeno dano à parede da veia, permitindo que o sangue extravase para os tecidos circundantes. “Se a agulha não for inserida ou removida corretamente, isso pode fazer com que ocorra um pequeno alastramento de sangue sob a pele, o que gera a mancha roxa”, explica.
Além da questão técnica de execução do exame, a docente explica que outros cuidados após a coleta também podem ter como consequência o hematoma. “Movimentar o braço ou a mão logo após a coleta, falha na compressão local ou até colocar inofensivamente uma bolsa no ombro, já pode aumentar o risco de vazamento de sangue daquela veia que acabou de ser perfurada para a retirada. O fechamento dela é um processo complexo que envolve vasoconstrição, formação de tampão plaquetário, coagulação, reparação dos tecidos e remodelação”, complementa. Por conta disso, mesmo que o processo de fechamento da veia comece imediatamente após a retirada da agulha, envolve várias etapas, que podem levar de minutos a dias para serem completadas.
Algumas pessoas precisam fazer uso de certos medicamentos, como anticoagulantes ou aspirina, e isso também pode aumentar a tendência de sangramento e, consequentemente, a formação de hematomas. Além disso, algumas faixas etárias, como idosos e crianças podem apresentar vasos sanguíneos mais frágeis ou finos, o que pode aumentar a probabilidade de extravasamento de sangue e formação de hematomas.
Outro ponto a ser salientado é sobre a coleta excessiva de sangue de uma só vez, pois dependendo do volume coletado, a pessoa poderá estar mais propensa a desenvolver hematoma pós-coleta.
A docente compartilha dicas de como evitar o hematoma após a coleta, confira abaixo:
Aplicar Pressão: Após a retirada da agulha, aplique pressão no local da punção por pelo menos 5 minutos.
Evitar Movimentos: Evite movimentar o braço ou a mão imediatamente após a coleta de sangue.
Informar Medicamentos: Informe ao profissional de saúde sobre qualquer medicamento que você esteja tomando, especialmente anticoagulantes.
Hidratação: Manter-se bem hidratado pode ajudar a tornar as veias mais fáceis de localizar e menos propensas a danos.
Compartilhe: