Rondonópolis | Audiência pública discutiu propostas para Plano Municipal de Saúde

Rondonópolis | Audiência pública discutiu propostas para Plano Municipal de Saúde

A sociedade civil teve a oportunidade de apresentar na noite desta quinta-feira (21) sugestões e propostas para a elaboração do Plano Municipal de Saúde, que definirá as estratégias e diretrizes para a saúde pública no período entre 2026 a 2029. Isso foi possível através de uma audiência pública na Câmara Municipal, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.

Entidades e profissionais de diferentes segmentos da sociedade apontaram os desafios atuais da saúde pública no município e ainda os caminhos para garantir avanços aos usuários do sistema. Os convidados puderam apresentar suas propostas por meio da tribuna ao público presente ou mesmo por escrito.

A enfermeira Jamila Balestrin, uma das participantes, explicou que é muito importante a participação da sociedade nessa construção, estando por dentro do que está sendo feito e ainda fazendo sugestões. “Tem muito a ser melhorado na saúde municipal, seja na ampliação do atendimento, dos profissionais e da nossa infraestrutura. A gente precisa de mais apoio. Sou enfermeira e acho que isso é fundamental, tanto para quem trabalha como para quem é atendido”, disse.

A enfermeira Maria Eduarda Anjos de Oliveira, outra participante, avaliou que a população deveria participar mais das audiências públicas, ajudando ativamente na construção das iniciativas a serem implementadas na saúde municipal. Ela observou que Rondonópolis é uma cidade em constante crescimento, que recebe muitas pessoas de outras cidades, e, por isso, ainda tem vários desafios a serem superados, a exemplo da estruturação de alguns exames de alta complexidade.

Demandas e necessidades nas mais diversas áreas foram apresentadas, seja em odontologia, saúde mental, atenção primária à saúde, tratamento do câncer e diversas doenças, infraestrutura, questões administrativas, exames e procedimentos, atendimento a diferentes públicos, entre tantas outras.

Nesse contexto, o superintendente de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Gilberto Roque Geremia, explica que o Plano Municipal de Saúde está em fase de elaboração, sob responsabilidade de uma comissão, tendo já ouvido os técnicos de saúde e já tendo analisado as conferências passadas.

“Agora vamos pegar as propostas que foram apresentadas nessa audiência e vamos incluir no plano aquilo que é factível, devendo ser apreciado ao fim pelo Conselho Municipal de Saúde e depois pela Câmara Municipal”, externou Gilberto.

A secretária municipal adjunta de Saúde, Jullyana Cardoso Vitor, que esteve representando o secretário Mikaell Vitorino na audiência, ressaltou a importância de ouvir o que a população tem de melhorias para a saúde do município.

“Espero que, com as propostas da população, a gente possa erradicar algumas doenças, diminuir algumas filas de demandas e que a gente possa melhorar a saúde em geral, com construções de hospitais e unidades de saúde, realização de mais cirurgias, questões da saúde mental, entre outras”, avaliou Jullyana.

Os vereadores Gelsão da Saúde, Kalynka Meirelles, José Felipe Horta, Luciana Horta, Elienai Paulino e Vinicius Amoroso também participaram da audiência pública.

Compartilhe:

Ver mais: