Parceria com vereadora Guiomar reuniu famílias e especialistas para discutir políticas públicas voltadas à neurodiversidade
A Câmara Municipal de Comodoro lotou no 1° Encontro da Neurodiversidade do município. O evento realizado numa parceria do deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) e a vereadora Guiomar Cardoso (PRD) contou com uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O deputado reforçou que, estatisticamente, o Brasil tem 2,4 milhões de pessoas com autismo e em Mato Grosso, são mais de 40 mil.
“É um público grande e que precisa ser visto, compreendido e inserido na sociedade, nas políticas públicas”, complementou Chico Guarnieri.
A vereadora Guiomar Cardoso explicou que a criação de um espaço de informação e acolhimento voltado à população de Comodoro é urgente.
Famílias com crianças e adolescentes no espectro enfrentam desafios diários, desde o acesso ao diagnóstico até a inclusão escolar e nos serviços de saúde.
Com isso, professores e agentes de saúde muitas vezes não recebem formação adequada, o que pode resultar em práticas excludentes.
“O 1° Encontro da Neurodiversidade nasce com o objetivo de contribuir para o entendimento do TEA, combater o preconceito e a discriminação, promover inclusão e acolhimento estimular a busca pelo diagnóstico e aceitação do Transtorno pelo indivíduo e sua rede de apoio”, disse a vereadora.
Comodoro foi a terceira cidade para a qual o deputado Chico Guarnieri levou a palestra “10 coisas para saber sobre o autismo”, que é ministrada pelo professor Paulo Marcos Ferreira Andrade, doutorando no campus de Barra do Bugres, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
O especialista avaliou que atualmente há, de certa forma, uma facilidade para o diagnóstico do TEA. Contudo, o autismo é apenas uma fatia de todo um grande arcabouço da Neurodiversidade que precisa ser abordado.
“Ali temos ainda a deficiência intelectual, o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), transtornos motores e demais condições que impactam as pessoas, principalmente, as crianças em fase de desenvolvimento”, detalhou o palestrante.



Ao final, a vereadora Guiomar Cardoso reafirmou que eventos como esse são importantes na caminhada da inclusão e respeito dos autistas e demais pessoas neurodivergentes.
“Reforço a vocês, vereadora Guiomar e toda a população de Comodoro, contem com o deputado Chico Guarnieri nessa pauta, nesse respeito e acolhimento à população neurodivergente”, garantiu o deputado estadual.
O 1° Encontro da Neurodiversidade de Comodoro teve também a entrega de colares de identificação da pessoa autista. O evento contou com as demais autoridades presentes: presidente da Câmara, Paulo Sérgio Bezerra; Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Comodoro, Vanuza Marquezine; os secretários municipais de Saúde, Fábio Carraro, de Educação, Daiane dos Anjos, e de Assistência Social, Cristiane Preus; presidente da Apae, Elbio Gonzalez; Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Andreia Regina Piovezan; o pai atípico, vereador Wender Bier; presidente da CDL Comodoro, Edson Otaviano. Jaqueline Doriguetti de Atayde, representando o Sicredi; a advogada Andressa Aparecida Silva, representando a OAB; Maurinho Junior de Souza Neves, da DRE de Pontes e Lacerda; e a vereadora de Campos de Júlio, Gislaine da Silva Guedes Queiroz, além do secretário Odair José Martins de Queiroz.
Via | Assessoria Fotos | Lukas Coutinho
Compartilhe: