Iniciativa oferece triagem, exames gratuitos de acuidade visual, orientações em saúde ocular e entrega de óculos para estudantes; ação será expandida para outras cidades de Mato Grosso
O Sesc-MT deu início, neste mês de agosto, ao piloto do projeto Sesc Saúde Visão, com atendimentos realizados com estudantes do Sesc Escola Cuiabá. A ação tem o objetivo de identificar problemas de acuidade visual em crianças, garantindo diagnóstico precoce, tratamento adequado e, quando necessário, a entrega gratuita de óculos. Além dos exames, também são ofertadas orientações em saúde ocular a todos os alunos.
De acordo com a coordenadora de Saúde do Sesc-MT, Rosinei Joana dos Santos, a proposta é atuar em dois momentos. “Primeiro vamos capacitar os professores, para que consigam identificar sinais de dificuldades visuais nas crianças, já que a escola é o ambiente em que elas passam a maior parte do tempo. Depois realizamos a triagem com os estudantes, mediante autorização dos pais. A partir daí, quem apresenta alterações passa pelo exame de acuidade visual no caminhão do Sesc Saúde Visão, que estará estacionado na escola”, explicou.
No piloto em Cuiabá, foram triados 177 alunos com possíveis alterações visuais. Os exames estão sendo feitos por ordem de chegada, com 14 senhas por dia, sendo sete no período da manhã e sete à tarde, agendadas pela secretaria da escola. Caso o exame confirme necessidade de óculos, o estudante receberá os óculos gratuitamente. Se for identificado algum problema ocular mais complexo, a criança será encaminhada para um especialista.
A intenção é que, após Cuiabá, o projeto siga para o Sesc Escola Rondonópolis e, posteriormente, percorra diferentes municípios de Mato Grosso.
Segundo o presidente do Sistema Comércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a iniciativa pretende alcançar todo o estado. “Nosso objetivo é que o caminhão do Sesc Saúde Visão rode por Mato Grosso inteiro, levando saúde e qualidade de vida para a população, especialmente para estudantes de escolas públicas. Os municípios que tiverem interesse poderão solicitar a presença do projeto por meio de ofício encaminhado à presidência do Sistema Comércio”, afirmou.
O Sistema Comércio Mato Grosso é ligado à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por Roberto Tadros, entidade que atua em todo o país em defesa do setor produtivo e na promoção de ações voltadas ao bem-estar da sociedade.
A iniciativa já tem impacto positivo entre os pais. Elmar Tavares de Souza, pai da Gabriela, de 8 anos, aluna do Sesc Escola Cuiabá, aprovou a oportunidade. “A Gabi já usa óculos desde pequena, então esse acompanhamento é essencial. Muitas vezes, na correria do dia a dia, os pais não percebem as dificuldades dos filhos, e são os professores que identificam. Essa ação do Sesc é excelente, porque ajuda a gente a acompanhar a evolução do problema e ainda é gratuita. Faz toda a diferença”, disse.
Para Iranilda Mamoré, mãe da Ysabella Sophia, de 6 anos, e da Anna Clara, de 13, a iniciativa facilita a rotina. “Fiquei surpresa com essa ação do Sesc, uma surpresa boa. A Anna já faz acompanhamento e a Ysabella também precisava. É ótimo verificar isso na própria escola, porque evita que os pais precisem correr atrás de consulta. Para as crianças, é uma oportunidade única, principalmente para quem não teria como fazer o exame. Além disso, é gratuito e muito bem organizado. Foi um alívio”, contou.
O projeto Sesc Saúde Visão é mais uma iniciativa do Sesc-MT para promover saúde preventiva e ampliar o acesso da população a serviços essenciais, reforçando a importância do cuidado desde a infância.
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 27 unidades no estado, sendo 21 fixas e seis unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Compartilhe:






