Instituto Natura promove rodas de conversa com Consultoras de Beleza sobre violência contra a mulher em Cuiabá

Instituto Natura promove rodas de conversa com Consultoras de Beleza sobre violência contra a mulher em Cuiabá

Cuiabá, 13 de agosto – O Instituto Natura realiza, neste Agosto Lilás, uma série de rodas de conversa com Consultoras de Beleza e Líderes de Negócios da Rede Natura e Avon em Cuiabá, com o objetivo de fortalecer a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa integra a campanha nacional da organização, que atua há mais de quinze anos no fortalecimento da educação pública e na promoção dos direitos e da saúde das mulheres em toda a América Latina.

Durante os encontros, as participantes são convidadas a conversar sobre os cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral) e a reconhecer os sinais que podem indicar situações abusivas, como controle excessivo, desrespeito, afastamento social, criação de conflitos e sentimentos de medo ou insegurança. Entre as reflexões propostas, surgem perguntas essenciais: ‘Quantas vezes você teve dúvidas?’ ‘Será que esta situação, esta forma de agir comigo e com outras mulheres é uma violência?’ ‘Que tal olharmos juntas para tudo isso?

O cenário da violência contra as mulheres é alarmante em Mato Grosso. Segundo levantamento divulgado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), apenas em 2024 foram registradas 1.531 denúncias de violência contra a mulher no estado, um aumento de 59,9% em relação ao ano anterior. Os atendimentos às vítimas também cresceram 65,5%, passando de 4.920 para 8.144 no mesmo período.

Até o início de agosto de 2025, conforme dados do Ministério Público do Trabalho, já haviam sido expedidas 10.528 medidas protetivas. Segundo o Observatório Caliandra, ligado ao Ministério Público do Estado, foram contabilizados 28 casos de feminicídio em Mato Grosso no primeiro semestre de 2025, sendo que mais de 70% deles ocorreram dentro de casa e, em 43% das ocorrências, foram utilizadas armas cortantes, como facas ou canivetes.

O Instituto Natura reforça que estar atenta aos sinais, conhecer os mecanismos de proteção e oferecer escuta qualificada pode salvar vidas. Assim como, ao encontrar uma rede disposta a apoiá-la, a tendência é que as mulheres se sintam mais encorajadas e confortáveis em denunciar esse tipo de violência e encerrar um relacionamento abusivo.

Sobre o Instituto Natura
Criado em 2010, o Instituto Natura almeja transformar a educação pública, garantindo uma aprendizagem de qualidade para todas as crianças e jovens nos seis países da América Latina em que está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru). Também como forma de atuação, se dedica ao desenvolvimento educacional das Consultoras de Beleza Natura e Avon e trabalha em conjunto com inúmeros parceiros no poder público, no terceiro setor e na sociedade civil. Desde 2024, o instituto ampliou sua atuação para a defesa dos direitos fundamentais das mulheres, desenvolvendo iniciativas voltadas à conscientização sobre o câncer de mama e ao combate à violência contra meninas e mulheres por meio do apoio da Avon, que historicamente tem sido uma parceira comprometida e continua apoiando as ações do Instituto Natura nessa causa.

Compartilhe:

Ver mais: