A premiação contempla as melhores práticas implementadas de melhoria do ambiente de negócios e fortalecimento das micro e pequenas empresas
Gestores municipais de Mato Grosso podem inscrever as melhores práticas protagonizadas pelas prefeituras na 13ª edição do “Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora”. As inscrições começam hoje (13), durante o segundo dia do “Encontro Sebrae de Prefeitos”, e vão até 1 de outubro. A premiação tem como objetivo valorizar ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios e o fortalecimento dos micro e pequenos empreendedores.
A iniciativa é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e conta com nove categorias: Simplificação, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo Rural, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Socioprodutiva, Turismo e Identidade Territorial, Sustentabilidade e Meio Ambiente, e Gestão Inovadora.
Para a diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, a premiação estimula e reconhece os esforços dos municípios e gestores na promoção do desenvolvimento econômico dos territórios, por meio da inovação tecnológica, políticas públicas e da sustentabilidade.
“O Sebrae/MT está pronto para atender todos os municípios que desejam alcançar boas metas e oferecer melhor qualidade de vida aos seus cidadãos. Há 50 anos, atuamos com a grande maioria das prefeituras do nosso estado com base no nosso lema, composto por dois verbos: ‘servir e apoiar’. A premiação é mais que uma competição, é uma forma de integrar e dar visibilidade às boas práticas implementadas em Mato Grosso”, destaca.
Nesta edição, serão avaliadas práticas com resultados comprovados entre 12 de junho de 2024 e 28 de novembro de 2025. O prêmio conta com duas etapas: estadual e nacional. A prefeitura vencedora da competição estadual terá a oportunidade de disputar em nível nacional.
O gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Jeconias da Silva, convida aos gestores municipais de Mato Grosso a “registrarem uma bela história de desenvolvimento econômico que ocorre no município”.
“Não é só aprender a fazer o projeto, é aprender a conectar as pessoas, a levantar as evidências e descobrir coisas que muitas vezes estão à nossa vista, mas que não conseguimos ver por falta de tempo para registrar. O Mato Grosso é um estado de vanguarda, não só no atendimento que o Sebrae/MT oferece, mas também na parceria que a instituição mantém com as prefeituras. E, nesta edição, meu desejo pessoal é ver um ou mais municípios do estado disputando a premiação nacional”, afirma.
Prefeitos reconhecem o impacto positivo
Na edição anterior, a Prefeitura de Alta Floresta foi premiada na categoria “Sustentabilidade e Meio Ambiente”, por meio da iniciativa “Adote uma Nascente” – que conta com o apoio de entidades públicas e privadas e da sociedade civil organizada na preservação ambiental nas zonas rural e urbana.
Esta ação foi executada com o apoio do Sebrae/MT, a quem o prefeito do município, Valdemar Gamba, reconhece e parabeniza pela oportunidade.
“Precisamos agir em conjunto para o desenvolvimento econômico e sustentável dos nossos territórios, pois ninguém consegue fazer nada sozinho e essa premiação é uma motivação para mostrar que estamos no caminho certo. Sou uma testemunha de que conseguimos produzir e respeitar o meio ambiente, pois com as iniciativas que adotamos, vimos que estas se reverberaram em impactos positivos nos mais diversos setores, incluindo a saúde da nossa população”, salienta.
A 13ª edição do “Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora” está prevista para ocorrer em 15 de abril de 2026, em Cuiabá/MT.
Compartilhe: