Rondonópolis | Fórum Municipal de Cultura está com inscrições abertas para profissionais do setor e população em geral

Rondonópolis | Fórum Municipal de Cultura está com inscrições abertas para profissionais do setor e população em geral

Pensar perspectivas e desenhar planos de ação para as políticas culturais de Rondonópolis. Com essa proposta, a Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude realiza o Fórum Municipal de Cultura, que acontece no Centro Cultural José Sobrinho, de 14 a 16 de agosto, com inscrições a serem realizadas através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenpqZQVomm-155hucd9s1Tcw2LPWkrI6whqupmbXqC8vDJHw/viewform. Como uma arena de diálogo e participação dos profissionais da cultura e dos cidadãos, o evento abre espaço para que todos, tanto a classe artística e produtora de cultura quanto a comunidade, manifestem suas percepções, avaliações e projetos para a cultura da cidade.

Fruto de um trabalho capitaneado pela secretária adjunta de Cultura e Juventude, Eryka Hill, e realizado por toda a equipe da Pasta desde o início de 2025, o Fórum Municipal de Cultura foi estruturado a partir de um processo que teve várias etapas, entre elas, a última foi a escuta pública, quando os colaboradores da Secretaria estiveram em diversas regiões da cidade para ouvir os munícipes sobre suas demandas voltadas ao setor de arte e cultura.

“Escutar a população e ter uma comunidade artística e culturalmente ativa é fundamental para o crescimento da economia criativa do município. Essas discussões ocorrem após as escutas públicas da sociedade pela Secretaria de Cultura, realizando uma coleta de dados para compreender as necessidades artísticas de cada segmento cultural”, compartilha Eryka, detalhando que tanto profissionais da cultura como cidadãos comuns foram ouvidos nessas reuniões.

Lembrar que a arte reflete os feitos de um povo, transmitindo fatos e experiências coletivas às gerações futuras e, ao mesmo tempo, é uma ferramenta de construção cultural de um grupo, carregando seu imaginário e sua identidade social, é um aspecto importante a ser frisado, conforme o superintendente da Secretaria, Jeth Wilson. “Essa é uma oportunidade para que todos os rondonopolitanos possam contribuir para a preservação da história, do patrimônio e da memória de Rondonópolis por meio da sua participação no fórum”, destaca Jeth.

Serão três dias de reflexão sobre a cultura no município, seus rumos e possibilidades. “Um Fórum Municipal de Cultura é um espaço de encontro, diálogo e participação onde diversas pessoas ligadas à cultura, como artistas, produtores culturais, coletivos, representantes de movimentos culturais, gestores públicos e a comunidade em geral, se reúnem para discutir, planejar e propor ações relacionadas às políticas culturais de um município”, explica Dheysiel Barbosa, que é gerente do Departamento de Teatro, Circo e Dança da Pasta.

A sétima edição do “Cultura em Ação: Conectando Artistas e Oportunidades” abre os debates no dia 14, quinta-feira, com uma abordagem específica para o setor sobre “Elaboração e prestação de contas de projetos culturais”, das 19h às 21h.

“O objetivo principal desse fórum é fortalecer a cultura local, promovendo a diversidade cultural, garantindo o acesso à cultura para todos, e colaborando para a preservação do patrimônio cultural e o desenvolvimento das diferentes expressões artísticas da região”, pontua Dheysiel.

Já no dia 15, sexta-feira, a programação está prevista para acontecer das 19h às 21h30, tendo início com a execução do Hino Nacional pela Orquestra Municipal. Na sequência, um painel lança a pergunta “Por que precisamos falar sobre cultura?” a respeito da qual vão girar as conversas nessa data. Após essa apresentação, os presentes vão debater as diversas linguagens artísticas, sendo divididos em setoriais de música, artesanato, pontos de cultura, patrimônio histórico e cultural, manifestações étnico-culturais, artes visuais e digitais, capoeira, artes cênicas literatura, livros e bibliotecas. Cada segmento vai poder falar sobre as demandas, os desafios e as propostas do seu setor. As reuniões acontecerão simultaneamente nas diferentes salas do José Sobrinho.

“Será um momento importante para a construção coletiva de planos, como o Plano Municipal de Cultura, a eleição de representantes dos diversos setores culturais para compor o Conselho Municipal de Politicas Culturais de acordo com a Lei Municipal 11.108 de 21 de outubro de 2020, e o estabelecimento de prioridades para investimentos e ações públicas no campo da cultura”, considera o gerente.

No último dia, sábado (16), a programação começa às 8h, com um café da manhã seguido da apresentação da Orquestra Municipal, que vai oferecer ao público um repertório eclético, com clássicos da música de diversos estilos que atravessaram épocas. Logo depois, começam os debates, como anuncia Dheysiel: “As discussões vão girar em torno do Plano Anual de Aplicação de Recursos, o Paar, a construção dos editais da Politica Nacional Aldir Blanc, a Pnab, e demandas específicas de cada setorial. Além disso, os artistas, produtores, e fazedores de cultura terão a oportunidade de eleger seus representantes e apresentar propostas concretas para o desenvolvimento cultural do município”.

Com intervalo marcado para o meio-dia, a reunião será retomada às 14h, com as deliberações e apresentações das propostas dos setoriais e a posse dos dois representantes de cada setorial. O término do encontro está previsto para as 17h.

Sede da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude, o Centro Cultural José Sobrinho se encontra na Rua Barão do Rio Branco 2.650, Jardim Santa Luzia, ao lado da UPA.

Compartilhe:

Ver mais: