JBS apoia a regularização de mais de 4 mil propriedades rurais em MT

JBS apoia a regularização de mais de 4 mil propriedades rurais em MT

Programa Escritórios Verdes JBS conta com unidades em Juara, Diamantino, Alta Floresta, Confresa, Barra do Garças e Pontes e Lacerda, além de atender virtualmente todo estado

O incentivo à regularização ambiental, por meio do acesso à informação e assistência técnica adequada, tem gerado resultados expressivos em Mato Grosso. O programa Escritórios Verdes JBS atingiu a marca de mais de 4 mil propriedades rurais regularizadas gratuitamente no estado. A iniciativa é um pilar fundamental para promover uma cadeia de valor da pecuária mais sustentável, transparente e inclusiva.

Com 20 unidades nas fábricas da Friboi em regiões estratégicas do Brasil, desde 2021, o programa já prestou assistências ambiental, técnica e gerencial gratuitas para mais de 18 mil propriedades rurais em todo o país. Em quatro anos, mais de 7 mil hectares – o equivalente a 8 mil campos de futebol – foram destinados à recuperação florestal. Em 2024, foram elaborados 523 projetos de regularização ambiental, resultando na recomposição de mais de 4,15 mil hectares de vegetação nativa.

Atuação estratégica em Mato Grosso

Para garantir um atendimento efetivo em Mato Grosso, os Escritórios Verdes estão presentes nas unidades da JBS em Juara, Diamantino, Alta Floresta, Confresa, Barra do Garças e Pontes e Lacerda. Além da estrutura física, a JBS tem intensificado a presença do programa em eventos importantes do setor, como a Acricorte, realizada recentemente em Cuiabá (MT), com o objetivo de informar e engajar os produtores sobre a importância da regularização.

Para além dos atendimentos presenciais, também é possível ter acesso à consultoria e assistência através do atendimento virtual. Em 2024, foi lançado o Escritório Verde Virtual, com o objetivo de ampliar o alcance do programa a produtores de todo o país. Disponível por e-mail, telefone e WhatsApp, o serviço realiza atendimentos iniciais, classifica as demandas e direciona as ações necessárias”. O contato pode ser feito por telefone no 0800 018 0033 (ligação gratuita), por WhatsApp (11) 3777- 4375 ou por e-mail: ev.virtual@friboi.com.br

“O impacto do programa tem sido bastante significativo, tanto do ponto de vista ambiental quanto social. No campo ambiental, o apoio à regularização tem contribuído para a recomposição de áreas de vegetação nativa e para o combate ao desmatamento ilegal. Já no aspecto social, observamos uma melhora concreta na capacidade dos produtores de acessarem mercados mais exigentes, além de maior conhecimento sobre as exigências legais e ambientais – fatores que, a longo prazo, fortalecem a pecuária de forma sustentável”, afirma Sergio Luis Marçon, coordenador de Sustentabilidade da JBS.

Escritórios Verdes 2.0

Também no ano passado a JBS iniciou a operação de seu hub de prestação de serviços socioambientais a pequenos produtores, os Escritórios Verdes 2.0. Após triagem inicial, há o encaminhamento do produtor para uma destas três frentes:

  • Escritório Verde Ambiental, para regularização ambiental e reinserção de fazendas na cadeia produtiva;
  • Escritório Verde Assistência Técnica, para apoio à melhoria da produtividade do solo, com a recuperação de pastagens quando a situação exige; melhoria na oferta e qualidade da água, com ações de proteção e recuperação de nascentes; e consultoria para práticas de produção sustentável com o objetivo de maior rentabilidade e mais qualidade de vida do produtor familiar; e
  • Escritório Verde Assistência Gerencial, que fornece capacitação e ferramentas que visam melhoria na gestão para produtores aperfeiçoarem a administração de suas propriedades.

A JBS também promove continuamente mutirões regionais, em parceria com sindicatos e o poder público, para facilitar o acesso dos produtores aos serviços. Além de contar com a ferramenta ‘Cowbot’, que faz o diagnóstico socioambiental da propriedade rural e a Plataforma Pecuária Transparente (PPT) para apoiar os pecuaristas. 

Presença em MT 

A JBS está presente em 12 municípios mato-grossenses: Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Barra do Garças, Campo Verde, Colíder, Confresa, Colíder, Juara, Pedra Preta, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra, e é responsável pela geração de mais de 11 mil empregos diretos no estado. Com atuação destacada nas indústrias de bovinos, aves e suínos, a companhia também opera em áreas como produção de couros, transporte e agregação de valor.

Sobre a JBS

A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 280 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e China. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular. A JBS prioriza um programa de segurança alimentar de excelência, adotando as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal ao longo de sua cadeia de valor, com o objetivo de alimentar o mundo de forma mais sustentável. Saiba mais em jbsglobal.com/  

Compartilhe:

Ver mais: