Obras da Nova Orla de Cáceres começaram hoje (28) e vão transformar a cidade em referência turística

Obras da Nova Orla de Cáceres começaram hoje (28) e vão transformar a cidade em referência turística

A tão sonhada requalificação da Orla da Baía de Cáceres finalmente começou a se tornar realidade. As obras foram iniciadas oficialmente nesta segunda-feira, 28 de julho, marcando um novo capítulo para o desenvolvimento urbano e turístico do município.

Com um investimento aproximado de R$ 10 milhões, a obra é realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), com execução da empresa Home Construtora, vencedora da licitação pública. O projeto prevê a completa revitalização de um dos pontos mais emblemáticos da cidade, às margens do Rio Paraguai.

“É mais um compromisso assumido pelo governador Mauro Mendes que está sendo concretizado. Agradeço mais uma vez a parceria e o olhar sensível do governador para com a nossa Cáceres. A Orla será um novo cartão-postal e símbolo do nosso potencial turístico”, afirmou o prefeito em exercício Luiz Landim.

A obra está dividida em seis grandes intervenções urbanísticas, incluindo demolições, contenções, revitalizações e ampliações de calçadas, implantação de paisagismo, escadas, bancos, estacionamento e infraestrutura acessível.

Com uma vista deslumbrante do Rio Paraguai e um dos pores do sol mais admirados do Brasil, a nova Orla será um espaço de encontro entre moradores e turistas. “Nosso povo sonha com isso há décadas, e agora esse sonho está se tornando realidade”, disse Eliene.

A Assessora de Projetos e Convênios da Prefeitura de Cáceres, Gesica Chaika  faz um alerta importante à população que utiliza ou ocupa a área da Orla.  “Com o início das obras é necessária a retirada imediata de todos os pertences particulares e estruturas instaladas no local, como escadas de madeira ou metal, barcos, canoas, redes elétricas e hidráulicas improvisadas, entre outros”, destaca Chaika.

Ela explica que esses materiais impedem o andamento da obra, e a resistência de alguns usuários à remoção já comprometeu o cronograma inicial.

De acordo com a Prefeitura,  caso os objetos não sejam retirados voluntariamente, poderão ser removidos compulsoriamente, conforme a legislação vigente, para garantir o bom andamento dos serviços.

Os trechos que receberão melhorias incluem:

Rua Riachuelo (entrada da Sematur): nova calçada e muros de contenção;

Primeira rampa de barcos: calçada e contenção com colchão Reno;

Cais do Porto Mário Correia (duas etapas): reflorestamento da mata ciliar, construção de escadas, calçadas e revitalização completa da estrutura;

Rua Coronel Faria até o Sicoob: alargamento da calçada para garantir acessibilidade;

Fonte de água e plataforma contemplativa: com rampas para PCDs, calçadas táteis, mezaninos e áreas de convivência.

A população é chamada a colaborar para que essa transformação aconteça com segurança, agilidade e respeito ao cronograma estabelecido.

Compartilhe:

Ver mais: