O deputado estadual Wilson Santos (PSD) participou, na última sexta-feira (27), do Fórum sobre o Corredor Logístico Ferroviário e Oportunidades Regionais, realizado no município de Água Boa. O evento teve como objetivo discutir os avanços da implantação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que ligará Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), em um trecho de 363 km. O evento foi promovido pelo deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) que reuniu lideranças políticas das esferas municipal, estadual e federal e representantes de importantes entidades ligadas ao setor logístico e produtivo.
O gerente de Regulação Ferroviária da ANTT, Fernando Feitosa, explica que as obras contam com um projeto macro e um planejamento a longo prazo, sendo que já atingiu cerca de 35% do processo construtivo, conforme o cronograma previsto. Ele explica que no traçado entre Mara Rosa e Água Boa, haverá quatro lotes, envolvendo 11 pacotes que vão corresponder às frentes de trabalho. Também, frisa que há um cronograma regulatório, que 131 km estão bem avançados para ser entregue em junho de 2026 e o prazo de execução é de cinco anos, com previsão de entrega em 2028.
“Além disso, terão 30 obras estruturas que envolvem pontes, viadutos, túneis, entre outros elementos que são importantes e obras complexas como 12 pátios ferroviários e uma pera ferroviária que é uma base industrial onde chegam as cargas transferidas de caminhões para os trens. É basicamente um entreposto logístico”, esclareceu Feitosa.
Dr. Eugênio agradeceu a presença de todos no acontecimento e disse que é um dia memorável para o Vale do Araguaia, pois não é mais um sonho e, sim, uma realidade. “Essa reunião é uma ratificação que a ferrovia vai chegar até a cidade de Água Boa. Não são mais boatos. Nós estamos preparados para receber a ferrovia, as cidades vizinhas também, vai ser o maior acontecimento na região do nosso Araguaia. Esse vai ser o marco histórico em nossa cidade”, comentou o parlamentar.
Wilson Santos fez um paralelo histórico ao relembrar que Cuiabá aguarda há mais de 150 anos por uma ferrovia, promessa feita ainda no período imperial por Dom Pedro II. “Água Boa está sendo contemplada com um modal ferroviário e Cuiabá espera desde o Império. Não posso esquecer de figuras importantes que prepararam o caminho para que essa obra chegasse até aqui. O primeiro é o saudoso Getúlio Vargas, que na década de 1950, durante a Marcha para o Oeste, determinou um grande programa de ocupação e desenvolvimento da região que deu origem a cidades como Barra do Garças e Nova Xavantina”, explicou.
O deputado também destacou o papel do ex-presidente da República, Michel Temer, como peça-chave para a viabilização da obra no Araguaia, ao antecipar a renovação da concessão da Vale do Rio Doce sobre a Ferrovia Carajás, medida que enfrentou resistência dos governos do Pará e do Espírito Santo. “Temer enfrentou pressões e ações judiciais, mas garantiu que a Vale investisse sozinha neste trecho entre Mara Rosa e Água Boa. Precisamos ser justos e reconhecer a importância desse gesto. Enquanto isso, Cuiabá segue esperando há um século e meio”, pontuou Wilson, reforçando a necessidade de ampliar o debate para incluir a capital no traçado ferroviário futuro.
Os senadores Jayme Campos (União) e Wellington Fagundes (PL) que são membros titulares da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal, pontuaram a importância de Água Boa estar se preparando para receber essa ferrovia, com importantes investimentos em áreas diversificadas, já que é uma obra que vai trazer importantes benefícios socioeconômicos, geração de oportunidades e favorecer a logística. Também, reforçaram que a obra está garantida, sendo fruto de uma repactuação na regulação da concessão junto à Vale do Rio Doce.
“O projeto dessa ferrovia estava no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), em 2010, foi para o Congresso Nacional e incluímos na Fico. Isso tudo é um trabalho pensado lá atrás é importante entendermos esse processo. Precisamos discutir o desenvolvimento da região, não só a ferrovia, como também precisamos de mais estradas e melhorar a infraestrutura das rodovias, como é o caso da MT-158 e MT-242 que estão na região do Araguaia”, posicionou Wellington.
O prefeito de Água Boa, Dr. Mariano (MDB), destacou a importância da parceria junto ao governo de Mato Grosso que vem trazendo importantes investimentos para a saúde, infraestrutura, educação e habitação para preparar a cidade para a chegada do modal ferroviário que vai mudar a realidade do Araguaia, em que além de interligar à Mara Rosa (GO) também chegará aos portos de Ilhéus (BA), Itaqui (MA) e Santos (SP).
O Fórum contou com a presença do secretário da Presidência da República, Valternir Pereira, o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, secretário de Estado de Fazenda (Sefaz), Rogério Gallo, Ministério Público Estadual (MPE), prefeitos e vereadores dos municípios da região do Araguaia, do Movimento Pró-Logística e da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).
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