Guarantã do Norte sedia conferência inédita com especialistas para discutir os desafios do autismo

Guarantã do Norte sedia conferência inédita com especialistas para discutir os desafios do autismo

No dia 4 de julho, Guarantã do Norte será palco da 1ª Conferência Regional sobre Autismo, com o tema “O Grito Silencioso do Autismo: escuta, diagnóstico e a verdade que ninguém está ouvindo”. O evento acontece das 8h às 11h, na Câmara Municipal, com entrada gratuita e aberta a toda a comunidade, especialmente famílias atípicas, profissionais da saúde, educação e agentes públicos.

A conferência, que tem apoio do deputado estadual Adenilson Rocha, contará com uma programação diversificada, que inclui palestras informativas e uma mesa-redonda com especialistas, parlamentares e representantes das famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é promover um espaço de escuta, esclarecimento técnico e articulação de políticas públicas mais eficazes voltadas ao atendimento das pessoas com TEA.

Entre os palestrantes estão nomes de referência e todos são especialistas em TEA, como a doutora Cristiane Lisboa, presidente da Associação Mundo Azul TEAmo, Luana Baldan de Lorena, psicóloga especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Gabriela Escouto, psicóloga e pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo/TEA, João Milanez, dentista e cirurgião bucomaxilofacial, além da convidada de honra Carla de Deus, nutricionista especializada em TEA.

A palestra informativa trará como foco os impactos da ausência de tratamento adequado para pacientes TEA, com um olhar técnico sobre transtornos mentais graves e persistentes, além das comorbidades psiquiátricas e psicológicas frequentemente associadas ao autismo.

Ainda haverá mesa-redonda, espaço de escuta ativa entre especialistas, parlamentares da região e familiares, promovendo o diálogo sobre os desafios enfrentados diariamente e a urgência de avanços em políticas públicas inclusivas e efetivas.

“É nosso dever dar visibilidade a essa pauta. O autismo não pode mais ser invisível aos olhos do poder público. O grito silencioso dessas famílias precisa ser escutado com responsabilidade, empatia e ação concreta”, afirmou Adenilson Rocha.

Para a palestrante Cristiane Lisboa, o evento é um marco na região. “Essa conferência é um chamado urgente à escuta ativa e qualificada. Muitas famílias vivem em silêncio, lutando sozinhas por diagnóstico, tratamento e inclusão. Trazer ciência, dados e vivência para dentro da casa do povo, que é a Câmara, é um passo de cidadania e justiça social”, reforçou.

O presidente da Câmara de Guarantã do Norte, vereador Celso Henrique, também é parceiro da conferência. “A Câmara se sente honrada em abrir as portas para esse evento. Sabemos que há muito a ser feito e é nosso papel, como legisladores, ouvir essas famílias, entender as lacunas no atendimento e construir pontes para políticas públicas reais, não só no discurso”, afirmou o parlamentar.

SERVIÇO:

O QUE: 1ª Conferência Regional sobre Autismo – O Grito Silencioso do Autismo

QUANDO: 4 de julho de 2025 (sexta-feira)

ONDE: Câmara Municipal de Guarantã do Norte, Rua das Itaúbas, nº 72, Centro

HORÁRIO: 8h às 11h

✅ Evento gratuito e aberto ao público

Via | Assessoria de Imprensa/Luan Cordeiro Foto | Câmara de Vereadores de Guarantã do Norte

Compartilhe:

Ver mais: